Além de Moema: Férias no Museu da Língua Portuguesa

jogo de mesa de origem indígena, com uma divisão no meio do tampo da mesa, tipo parece com um pequeno orificio onde aparentemente os jogadorews devem tentar passar suas peças em forma de disco
Um dos jogos da Caravana Lúdica (foto Daniela Pereira)

Começa amanhã, quinta (12), a Estação Férias, no Museu da Língua Portuguesa, com o tema “nossas palavras são flâmulas” e um olhar para as línguas indígenas.

A língua e a cultura dos povos originários do Brasil, apresentadas na exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, inspiram também a atividade de férias no Museu da Língua Portuguesa. Começa nesta quinta, 12 de janeiro, o Estação Férias – nossas palavras são flâmulas. As atividades vão até o sábado, dia 28, e incluem oficinas, brincadeiras e leitura. Esta programação é gratuita e acontece no Saguão B da instituição.  

De uma forma lúdica, os participantes, crianças e famílias, vão aprender algumas palavras em línguas indígenas. Vários nichos ficarão instalados no espaço, com almofadas-cobras para crianças pequenas, livros de literatura indígena com esteiras e almofadas para leitura, além de locais para a criação de carimbos grandes e a construção de instrumentos, entre outros.  

As atividades monitoradas acontecem de quinta a sábado. Às quintas e às sextas-feiras, em quatro horários (10h, 11h, 13h30 e 15h), será oferecida a oficina nossas escritas são flâmulas, em que o participante será convidado a criar pequenas bandeiras com frases e palavras pintadas a partir da técnica do stencil. 

Aos sábados, acontece a chamada Caravana Lúdica, com jogos de diferentes épocas e partes do mundo, feitos em madeira reciclável, tecido e tinta, muitos deles considerados patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. Além da diversão e do contato com novos jogos e suas regras, é um momento aprendizado da história desses jogos e suas origens.  

No feriado do aniversário de São Paulo, quarta, 25 de janeiro, também haverá programação de férias no Museu da Língua Portuguesa, com a Caravana Lúdica, das 10h às 17h e, ainda, às 11h, uma apresentação do Coral Mirim Guarani

A exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre línguas e culturas indígenas do Brasil, está aberta no horário do museu, de terça a domingo. Ela está em cartaz até abril de 2023, com patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz, s/nº - Luz - Centro de São Paulo  
Estação Férias - nossas palavras são flâmulas  
De 12 a 28 de janeiro  
De quinta a sábado, das 10h às 17h  
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa  
Grátis  

Oficina nossas escritas são flâmulas 
Às quintas e às sextas-feiras, às 10h, 11h, 13h30 e 15h 
Ocupação Caravana Lúdica 
Aos sábados e no dia 25 de janeiro (quarta-feira), das 10h às 17h 
Apresentação do Coral Mirim Guarani 
Dia 25 de janeiro (quarta-feira), às 11h 

Exposição principal e mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação  
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30)  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis aos sábados e para crianças até 7 anos   

O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e gestão do IDBrasil. A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  

Os comentários estão fechados.