Dia do Queijo

diversos tipos de queijos, se identificam o prato, gosgonzola, brie e gouda
freepik

Não se sabe exatamente porque 20 de janeiro foi a data escolhida, fato é que o protagonista da celebração de hoje está nas mesas da maior parte dos brasileiros e em todo o mundo

Muitos dos alimentos mais tradicionais mundialmente falando tem sua história e origem incerta. Algumas vezes acontecem até disputas para se determinar quem e quando inventou tal iguaria. O queijo está entre esses muitos exemplos. Sabe-se que ele foi inventado há pelo menos seis mil anos, mas quem foi o primeiro, qual era sua consistência e como foi esse processo, talvez nunca se saiba com certeza.

Entre várias histórias, há variações de uma mesma, sobre um mercador que viajava muito sob o sol e levava leite para beber, dentro de um cantil feito de couro. Aquele queijo acabou coalhando e separando-se em soro e uma parte mais consistente, que é identificada então como o precursor do queijo moderno.

A história que nós brasileiros podemos contar a todos, com orgulho é da invenção de uma modalidade específica. O queijo Minas! Como o próprio nome diz, ele foi criado na época das Capitanias, quando os exploradores estrangeiros, notadamente os portugueses, partiam em expedições em busca de ouro e riquezas. Para ter um alimento nutritivo que resistisse às longas jornadas, eles adaptaram a receita de queijo coalhado, usando leite fresco.

Segundo a Laticínios Holandês, durante muito tempo, o Queijo Minas Frescal era produzido somente por famílias queijeiras, mas por volta de 1880 iniciou-se a fabricação industrial, na região da Mantiqueira. Nessa época, o Queijo Minas ganhou também versões curadas, conhecidas como Minas Padrão. Cabe uma confissão nessa matéria. Aqui na redação de Moema e Região somos loucos por queijo!

Veja algumas opções de como comemorar o Dia do Queijo! Os estabelecimentos são listados em ordem alfabética e as informações são responsabilidade de cada um deles!

Busger

A lanchonete que chama a atenção na av. Vereador José Dinis, por ser montada em um ônibus antigo, tem o ingrediente como grande aliado ao longo do ano, não apenas no Dia do Queijo. Em especial para comemorar a data, a hamburgueria sugere um petisco feito com queijo gouda, o Crispy de Queijo Gouda. A porção é servida com o queijo empanado. A ‘casquinha’ crocante combina com o sabor marcante do queijo, que fica super cremoso.

A unidade do Busger aqui do Campo Belo fica na Av. Ver. José Diniz, 3700 e há vagas para carros e bikes logo em frente à lanchonete.

Capril Capriolês

No dia do queijo, uma de nossas sugestões conhecer os queijos de leite de cabra que estão à venda e em exposição na 38ª Festa da Uva de Jundiaí! O evento acontece ainda por três fins de semana e tem entrada gratuita. No estande do Capril Capriolês, da Fazenda Bonifácio, você encontra uma variedade de tipos de queijo de cabra e melhor ainda, a presença de quem faz! É a oportunidade para tirar todas as dúvidas sobre os queijos e suas propriedades.

A Festa da Uva de Jundiaí é uma ótima pedida de bate e volta (leia matéria), mas também é possivel comprar os queijos diretamente do produtor, para entrega em São Paulo. Os pedidos podem ser feitos por whatsapp.

Mania de Churrasco

O Mania de Churrasco é uma rede que, como o próprio nome diz, é especializada em cortes de carnes nobres temperados com sal grosso e preparados em fogo forte. Nas unidades de nossa região é possível sentar às meses e faer pedidos ‘a la carte’ ou aproveitar o buffet a peso. Um dos ítens do cardápio é o delicioso queijo coalho, que tanto pode ser uma entrada, como também acompanha a refeição, como complemento do churrasco. Outra pedida especial que é tradição nas churrascarias: a porção de pasteizinhos de queijo, crocantes por fora e bem cremosos por dentro.

Em nossa região, existem algumas unidades do Mania de Churrasco, todas em shopping centers: No Shopping Ibirapuera, no Vila Olímpia e também no Market Place.

The BBurguers

O Chef Ítalo Bruno, sócio do influencer Carlinhos Maia na hamburgueria The BBurgers, sugere um super sanduíche que tem o cheddar como protagonista: o Poderoso Chedão. Ele é feito com cheddar cremoso, um blend bovino de 140g, molho base do chef, crispy de bacon e pão brioche. O blend ainda pode ser substituído por frango.

A rede que tem lojas no Brasil todo tem uma unidade aqui em Moema, no Shopping Ibirapuera, piso Jurupis. Na região, existe ainda uma outra unidade, na Vila Nova Conceição, que fica aberta até meia hoie. Na Clodomiro Amazonas, 79 – fone 11 990116292.

1 comentário a "Dia do Queijo"

  1. |Uau esse site é excelente, adoro de ler seus posts. Continue o bom trabalho! Você já sabe que, muitas pessoas precisam de textos sobre isso, você pode ajudá-los !!

Os comentários estão fechados.