Mapeamento online dos blocos que saem em São Paulo

Imagem do @bidecarnaval com o mapa focado na região de Moema (reprodução web)
Imagem do @bidecarnaval com o mapa focado na região de Moema (reprodução web)

Estudante paulista, moradora do Rio, mapeou de cerca de 700 blocos que sairão nas ruas do Rio de Janeiro e de São Paulo neste fim de semana e durante o carnaval

O projeto BI de Carnaval tem a proposta de – gratuitamente – informar ao interessado onde estão os blocos de rua do Rio e de São Paulo. A estudante Wendela Sara (28), paulista, moradora do Rio, usou uma tecnologia da Microsoft para montar o mapeamento online dos blocos. Para o sucesso da pesquisa, ela teve a ajuda da namorada, de amigos e da família. Foram mapeados 300 blocos na capital paulista e outros 400 no grande Rio.

A ideia de Wendela é conectar quem tem sede de Carnaval aos blocos e eventos que acontecem, para escolher as opções que mais as agradem. A ferramenta, no entanto, também pode ser uma ótima ajuda para os que fogem da folia e querem desviar de todas as aglomerações do seu caminho! No @bidecarnaval é possível selecionar entre dois mapas interativos, referentes às cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com informações sobre os blocos de rua.

O Power BI, da Microsoft é uma iniciativa de low-code e no-code, pouco ou nenhum código em português, que tem o objetivo de permitir que pessoas que não são especializadas possam criar aplicativos de acordo com suas necessidades. Uma solução que funciona a partir da conexão de fontes de dados, hospedados em um servidor ou na nuvem, para fornecer um dashboard com ferramentas de inteligência de negócios (BI) para os usuários, deixando-a mais intuitiva e interativa. 

Os mapas criados pela estudande de economia, têm a localização de todos os blocos, divididos por nome, data, zona da cidade e estilo musical. “A ideia surgiu em uma conversa com um amigo, em que pensamos em fazer algo mais divertido e facilitar a busca de onde e quando sai cada bloquinho. O resultado se tornou maior do que esperávamos e decidimos disponibilizar para todos que quiserem acessar”, explica.  

Vale a pena dar uma olhada no resultado obtido por Wendela, mesmo se não houver a vontade de cair na folia. Apesar de falar como se fosse simples, a primeira parte do processo, que é a pesquisa que a estudante e seu grupo de apoio fizeram, seguramente deu trabalho: “O que fiz foi consultar os blocos no Diário Oficial e inserir as informações no Power BI, que compilou os dados e fez a categorização de forma automática. Uma amiga nos ajudou com o layout, mas foi tudo muito fácil e divertido de fazer”, conta. 

Acesse o mapa dos blocos de São Paulo pelo link app.powerbi.com/blocos de carnaval e para dar uma força a mais à estudante e sua turma, siga o perfil no instagram: @bidecarnaval

Para quem não é ainda super tecnológico, veja na matéria publicada também hoje (e que vem sendo atualizada) os blocos de carnaval gratuitos que saem na capital paulista, especialmente na região de Moema (neste link).

Os comentários estão fechados.