Bailarinos com alguma deficiência e nível intermediário em dança clássica ou contemporânea poderão participar das audições para integrar o corpo de baile da companhia.
A primeira companhia de ballet do mundo formada por pessoas cegas ou com outras deficiências terá uma audição para novos componentes, no início de março. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 27 de fevereiro. Para participar da seleção é preciso ter mais de 18 anos, flexibilidade de horários e nível intermediário ou avançado em dança clássica ou contemporânea. Podem se inscrever pessoas cegas ou com outras deficiências.
A Cia Ballet de Cegos nasceu dentro da Associação Fernanda Bianchini, que conduz uma escola referência no uso da dança como ferramenta inclusiva e terapêutica. O corpo de dança profissional tem cerca de 20 bailarinos e é dirigido pela própria Fernanda, bailarina e fisioterapeuta. O grupo já se apresentou em vários países da América e Europa e teve uma participaçao muito especial na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012.
Vale a pena conhecer o trabalho realizado pela Associação. Fernanda Bianchini criou o método pioneiro de ensino de dança para cegos e promove na escola de dança, além do acolhimento desse público, também a inclusão. As aulas para crianças e adolescentes são realizadas em turmas com uma maioria de pessoas cegas, além de pessoas com outras deficiências e também cerca de 10% de alunos sem deficiência. Esta composição garante a efetividade dos resultados terapêuticos e pessoais do trabalho.
Podem se inscrever para a audição pessoas cegas ou com outras deficiências com idade a partir de 18 anos, com nível intermediário em dança clássica ou contemporânea e flexibilidade de horários para ensaios e apresentações. Os currículos com foto devem ser encaminhados para o e-mail secretaria@afbb.ong.br até a próxima segunda-feira, dia 27 de fevereiro, às 23h59.
A audição será realizada na sede da AFB – Rua Domingos de Morais, 1.765 – São Paulo – SP -, no dia 03 de março de 2023, das 9h00 às 10h30, para uma banca formada pela coordenação pedagógica da entidade e convidados. Os selecionados na audição passarão por entrevista com a coordenação e, caso aprovados, receberão uma remuneração acordada com os dirigentes da Associação Fernanda Bianchini.
Em 2015, a Cia. Ballet de Cegos foi tema do documentário “Olhando para as Estrelas“, do cineasta Alexandre Peralta, produção que recebeu diversos elogios da crítica especializada pela abordagem sincera, delicada e inclusiva sobre o trabalho dos dançarinos cegos.
Seleção de novos bailarinos para a Cia. Ballet de Cegos Inscrições até 27 de fevereiro, às 23h59 (enviar currículo com foto para o email secretaria@afbb.ong.br) Audições no dia 03 de março, das 9h às 10h30 AFB - Rua Domingos de Morais, 1.76
Mais informações sobre a Associação Fernanda Bianchini:
site: afbb.ong.br
Instagram @associacaofernandabianchini
Telefone: 11 50848542