Receita Federal participa ativamente da ajuda ao Litoral Norte

imagem de dois homens da defesa civil carregando sacolas de doações e entregando em uma lancha em que outros dois homens da receita federal os recebem,
Embarque de donativos levados ao litoral norte na manhã desta terça (21) -imagem Ascom 8ª Região Fiscal (Receita Federal)

Foram enviadas mais de 60 toneladas de mercadorias para as vítimas da chuva no litoral de SP, além da cessão de uma lancha para apoiar as operações e disponibilização de instalações da Inspetoria de São Sebastião para uso da Defesa Civil

A mobilização para ajuda às vítimas das chuvas no Litoral Norte de São Paulo ganhou um apoio importante do governo federal. O Ministro da Fazenda determinou a disponibilização de milhares de produtos apreendidos pela Receita Federal para esta população. São milhares de produtos apreendidos de contrabando que possuem um valor importante neste momento, como roupas, calçados, toalhas e cobertores. O Fundo Social do Estado recebeu estas doações e segue recebendo também a contribuição da população.

As doações que são recebidas na capital partem em caminhões para o litoral norte. Os locais que ainda estão isolados, sem acesso rodoviário, especialmente a Barra do Sahy, passaram a receber os donativos pelo mar. Nesta manhã (21) começou a ser usada uma lancha da Receita Federal, que é carregada no Guarujá com mercadorias como água, alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza e navega até as pessoas que estão sem acesso por terra. A distribuição é feita pela Defesa Civil e pelo Fundo Social de São Paulo.

Além do envio de alimentos, medicamentos e provisões de primeira necessidade, a lancha e a tripulação da Receita Federal em Santos estão disponíveis para trabalhos de apoio a outras ações locais de auxílio às vítimas. Foi disponibilizada ainda parte das instalações da Inspetoria de São Sebastião para a Defesa Civil. Servidores do local estão se mobilizando para a utilização da área como posto de estocagem e distribuição de doações. Eles também vão auxiliar a população local a realizar tarefas como desembarque e armazenamento.

Produtos apreendidos se convertem em ajuda

A maior parte dos itens doados foi apreendida pela Receita Federal durante a Operação Outlet, iniciada em 2021. A operação combateu um grande esquema logístico de envio de encomendas do exterior escondidas em contêineres despachados como bagagem desacompanhada para o Porto de Santos. A doação das mercadorias apreendidas ao Fundo Social de São Paulo encerra de forma solidária uma ação iniciada para combater a entrada irregular de mercadorias no Brasil.

Leia também: Fundo Social encaminha doações para o litoral norte

Receita Federal disponibiliza lancha para levar donativos como água, alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza para pessoas que estão sem acesso rodoviário. Apenas de mercadorias apreendidas, a Receita Federal encaminhou cerca de 60 tonaladas – em torno de R$11 milhões. (imagens cedidas pela RF, captadas na manhã de 21.02.23)

Participam dessa ação a Receita Federal, o Fundo Social de São Paulo, a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo. Os produtos serão levados pela Defesa Civil para as cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Bertioga.

1 comentário a "Receita Federal participa ativamente da ajuda ao Litoral Norte"

  1. Quem sabe agora, que atingiu também as casas de veranistas e não só da população carente, finalmente alguém faça alguma coisa para prevenir novas tragédias como essa…

Os comentários estão fechados.