Avião Solidário traz comida do RS para vítimas das chuvas

imagem de carga no depósito da Latam, caixas com selo avião solidário
informações da Assessoria de Imprensa da LATAM

O programa da companhia aérea LATAM existe há dez anos e nesta quinta (23) garantiu o transporte gratuito de 50 mil refeições desidratadas de Porto Alegre a São Paulo.

O programa social da LATAM realiza, há dez anos, ações como a desta quinta: transporte gratuito para ajudar populações em situações de emergência. Neste período, a empresa contabiliza em torno de 140 milhões de pessoas beneficiadas no Brasil. O Avião Solidário atende a emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais, transportando cargas, animais e pessoas. Nesta quinta (23), a carga veio de Porto Alegre até o aeroporto de Guarulhos: 50 mil refeições para as vítimas das chuvas no litoral paulista.

Durante a pandemia, foram transportadas gratuitamente 282 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para o Brasil todo. Segundo a LATAM, isto equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020. Foi exatamente na pandemia que surgiu o Movimento UniãoBR, responsável pela compra refeições vindas do sul para as vítimas das chuvas no litoral. É um movimento nacional apartidário que faz a ponte entre quem ajudar e quem precisa de ajuda.

O Movimento UniãoBR mobilizou e recebeu o apoio de diversas companhias para adquirir as refeições de uma empresa do Rio Grande do Sul especializada em alimentos desidratados. A aeronave com 140 caixas de refeições – quase 2 toneladas – decolou às 5h38 de Porto Alegre e pousou no aeroporto em Cumbica às 7h07. Por via rodoviária, os alimentos foram levados a três pontos de distribuição: no Centro de São Sebastião, nas praias do Sahy e Baleia, e no Guarujá.

Leia também Buser cede 10 ônibus para ajudar no transporte de doações e pessoas; Receita Federal participa ativamente da ajuda ao Litoral Norte e Fundo Social encaminha doações para o litoral norte