Museu de Arte Moderna abre novas exposições

4 quadros lado a lado com as capas das exposições que entram em cartaz na quinta dia 02 de março no MAM SP
com informações da assessoria de imprensa do MAM SP

O MAM São Paulo localizado dentro do Parque do Ibirapuera, abre nesta quinta-feira, 2 de março, novas exposições e projetos

Quatro novas mostras vão se somar à exposição comemorativa do centenário de nascimento de Arcangelo Ianelli, no Museu de Arte Moderna. A abertura marcada para a noite desta quinta terá entrada gratuita, com retirada antecipada de ingressos pelo site (link abaixo). As estreias que ocupam uma sala expositiva, a sala de vidro, a biblioteca e o corredor, integram a programação de comemorações dos 75 anos do MAM SP e os 30 anos de seu Jardim de Esculturas.

Fundado em 1948, o MAM SP é uma OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público), sem fins lucrativos. Ele está instalado dentro do Parque do Ibirapuera e abriga sempre várias exposições simultâneas. As principais são realizadas em duas salas. Outras mostras são exibidas regularmente nos espaços da biblioteca, sala de vidro e do corredor de ligação, onde é desenvolvido o programa de instalações Projeto Parede.

Serão abertas nesta quinta-feira, 2 de março, a coletiva Diálogos com cor e luz, a instalação Nosso mundo (2022 – 2023), a obra Cala a boca já morreu, no projeto parede e a exposição A biblioteca de Aracy Amaral: referências e exposições. Todas com período expositivo até o dia 28 de maio. Já a exposição Ianelli 100 anos: o artista essencial, aberta há cerca de 15 dias, ficará em exibição até 14 de maio.

A exposição Diálogos com cor e luz é uma coletiva de obras abstratas segunda metade do século 20, do acervo do museu, com curadoria de Cauê Alves e Fábio Magalhães. A expografia realizada pelo arquiteto Haron Cohen dividiu a Sala Paulo Figueiredo com painéis radiais, em referência ao disco de cores de Isaac Newton. “A exposição trata da sensibilidade cromática, dos campos de vibração de luz e da temporalidade, assim como da construção de espaços e atmosferas a partir da cor”, explica Cauê Alves, curador-chefe do MAM SP.

A instalação que será aberta na Sala de Vidro, foi realizada especialmente para o espaço por Shirley Paes Leme . A provocação de Nosso mundo (2022 – 2023) é composta por mais de 1000 filtros usados de ar-condicionado de carro e alumínio reflexivo, que formam uma skyline da cidade na parede interna da sala. Este retrato turvo da cidade contrasta com o chão espelhado que reflete a paisagem e a arquitetura do Parque. O trabalho instiga o público a pensar sobre as condições climáticas, ao mesmo tempo que cria uma relativa harmonia com o entorno do espaço.

A nova edição do Projeto Parede traz a obra Cala a boca já morreu (2019 – 2023), de Ana Teixeira. A ação foi realizada pela primeira vez em 2019, durante a exposição individual da artista no Centro Universitário Maria Antonia. Ele é resultado de uma escuta a mulheres em espaços públicos. Em um primeiro momento, as voluntárias são questionadas: “O que você não quer mais calar?”. Suas respostas se tornam arte, sintetizadas e escritas por Ana em cartazes, segurados pelas participantes e fotografados. Essa imagem é denhada, à caneta ou em adesivo em vinil, pela artista, nas paredes do espaço expositivo.

Já a exposição A biblioteca de Aracy Amaral: referências e exposições, celebra a relação da crítica e curadora com o MAM SP, através da exposição de publicações e cartazes das mostras realizadas por ela
na instituição ao longo de cinco décadas. A exposição tem como ponto de partida a doação de mais de 700 volumes da sua biblioteca particular feita no fim do ano passado para o acervo da Biblioteca Paulo Mendes de Almeida do MAM, onde a exposição será sediada.

MAM São Paulo
Diálogos com cor e luz | Sala Paulo Figueiredo
Nosso mundo (2022 - 2023), de Shirley Paes Leme | Sala de Vidro
Cala a boca já morreu (2019 - 2023), de Ana Teixeira | Projeto Parede
A biblioteca de Aracy Amaral: referências e exposições | Biblioteca
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Abertura:Quinta, 02 de março, às 19h
Entrada gratuita com ingressos limitados em mam.org.br/ingressos 
Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 e 3)

Período expositivo: 03 de março a 28 de maio de 2023 
Terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30) 
Ingressos: R$25,00/R$12,50 (sympla/mam). 
Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser.
Telefone: (11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café

Saiba mais em www.mam.org.br