Coralusp recebe inscrições de novas vozes

imagem de um dos grupos do coralusp, em pé em um palco, posicionados em curva com o regente à frente
grupo Andante - regente Tiago Pinheiro - foto divulgação Coralusp

São diversos grupos de gêneros musicais diferentes entre si, que se reunem na própria Cidade Universitária, mas também na Lapa, no Bixiga e no Largo São Francisco

O Coral da USP é provavelmente um dos mais antigos corais da cidade de São Paulo, com mais de 55 anos de história. Ele nasceu dentro da universidade mas, já há muitos anos é aberto também a pessoas de fora da comunidade acadêmica. Atualmente o Coralusp está ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. São 13 grupos diferentes, com sete regentes, cinco orientadores de técnica vocal, um pianista e equipe administrativa e de produção.

A maior parte dos grupos de coral da USP se reunem na própria cidade universitária, mas também há atividades em três outros locais: a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, a Casa Dona Yayá, no Bixiga e a Prefeitura Regional da Lapa. Há disponibilidade de vagas em 11 dos grupos, a maior parte delas para pessoas que tem vontade de cantar e ainda não tem experiência. Veja abaixo o link com o detalhamento dos grupos!

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 de março. Para se inscrever é preciso preencher um formulário online (abaixo), em que serão feitas algumas perguntas de perfil. É preciso ter mais de 18 anos e anexar a carteirinha de vacinação. Haverá um teste vocal presencial com o regente do grupo escolhido. No caso do candidato não estar apto a participar do grupo, o Coralusp abre a possibilidade de ingresso em uma das duas oficinas de coral que tem encontros semanais na Cidade Universitária.

Para Márcia Hentschel, diretora e regente do Coralusp, 2023 será um ano de casa cheia para o canto coral. “2022 foi a nossa retomada, um novo normal com alguns momentos ainda de máscara. Em 2023 nós vamos ter novamente a casa cheia porque o canto coral é feito de aglomeração, é feito do canto em conjunto, não existe outro jeito.” Entre as apresentações já planejadas, haverá uma com o coro feminino, sob a regência de Hentsche, com canções autorais de três professoras do Coralusp (Selma Boragian, Sílvia Cueva e Beth Amin) .

O aspecto bastante vanguardista do Coralusp se vê em grupos como o “Yayá” e “Lapa”, sob a batuta de Mauro Aulicino, que trazem um recorte de compositores atuais de São Paulo em uma junção de canto coral com Rap, Funk e outros gêneros, além de um envolvimento forte com a realidade das periferias. E ainda o coral unido com as artes cênicas, como acontece nos grupos “11 de Agosto” e “12 em ponto” do regente Eduardo Fernandes.

Coralusp – 1º semestre/2023
Inscrições até 31 de março de 2023
Leia as instruções para inscrição e acesse a ficha em coralusp.inscrições
Agendamento do teste vocal pelos telefones (11)3091-3930 ou (11)2648- 0815, das 9h às 16h, com Cida ou Lindraci.
Mais informações: coralusp@usp.br ou pelos telefones acima.

Conheça em coralusp.prceu.usp.br/grupos o perfil de todos os grupos do Coralusp.