Estudantes do Ensino Médio podem ser Cientistas no Butantan

banner do programa com a logo da escola Superior Instituto Butantan, um desenho de uma cientista olhando uma cobra com uma lupa e a inscrição cientista mirim

O programa de formação complementar à escola é oferecido para alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio que terão aulas teóricas e participação em pesquisas em curso no Instituto

As inscrições para o programa Cientista Mirim do Butantan estão abertas até o dia 29 de março, a quarta-feira da próxima semana. O curso é oferecido gratuitamente pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB), para apenas 12 alunos regularmente matriculados e frequentando o segundo ou terceiro anos no Ensino Médio. O programa é perfeito para os jovens que amam a ciência e têm vontade de participar ativamente de descobertas científicas. Serão dadas aulas teóricas e práticas nos laboratórios do Butantan e cada aluno selecionado irá participar ativamente de um projeto em curso na instituição.

Aqueles que estão no primeiro ano do Ensino Médio e ficaram entusiasmados para participar já podem começar a trabalhar em um dos requisitos para esta seleção. Para concorrer a uma vaga é preciso estar regularmente matriculado e frequentando as aulas no colégio, além de ter tido média anual mínima de 70% de aproveitamento em Biologia, no ano anterior à inscrição. Ou seja: a turma que está hoje ingressando no EM e ficou ‘de olho’ no programa, precisa se esforçar para ter um bom aproveitamento este ano e concorrer no ano que vem a Cientista Mirim no Butantan.

Além do boletim ou histórico escolar de 2022, os candidatos precisam enviar uma carta de recomendação redigida pelo professor de Biologia e uma carta de apresentação escrita por ele mesmo, explicando sua motivação para ser um Cientista Mirim do Butantan. Os candidatos também devem indicar até três dos laboratórios (ou projetos) em que goatariam de participar, por ordem de preferencia. No regulamento (link abaixo) estão os nomes dos projetos e os cientistas responsáveis e há também um link para videos apresentando cada um deles.

Depois da checagem dos requisitos obrigatórios, serão agendadas entrevistas presenciais com especialistas da ESIB e com as mentoras e mentores dos projetos. Os estudantes selecionados aprenderão conceitos teóricos de biossegurança e boas práticas, além de conceitos específicos das áreas em que ingressarem. Na parte prática, irão experimentar o dia a dia em laboratórios de pesquisas do Butantan, trabalhando junto a pesquisadores, realizando diferentes tarefas de acordo com o projeto designado.

O Programa Cientista Mirim terá seis meses de duração, a partir do mês de junho de 2023. Os encontros acontecem duas vezes por semana, no Instituto Butantan, na cidade universiária da USP. Eles serão marcados no período de contraturno das aulas no colégio de cada aluno. São três horas de atividades por dia.

Programa Cientista Mirim
Inscrições gratuitas no link (até 29/03, às 23h59): cientistamirim.butantan.gov.br/inscricao

Edital (no anexo 1 está a descrição de cada projeto): escolasuperior.butantan/Edital

Conheça mais sobre o projeto em escolasuperior.butantan.gov.br

Leia também: O impacto da pandemia na Produção Científica