Festival Gastronômico Sabores da Montanha

tabua retangular com diferentes queijos
Tábua de Quejios preparada pela Queijaria do Hotel Fazenda Santa Vitória, de Queluz (SP), que participará do Festival (divulgação)

Programe-se para ir ao evento que acontece nos meses de junho e julho, em diversas cidades da Serra da Mantiqueira paulista e Sul de Minas Gerais

Quem já esteve nas cidades da Serra da Mantiqueira, como Santo Antônio do Pinhal, ou São Bento do Sapucaí, ou ainda no sul de Minas, como em Gonçalves ou Extrema, já deve ficar com água na boca de saber que vai acontecer o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha! A organização está divulgando aos poucos as informações e o site do evento que foi recentemente colocado no ar ainda passa por ajustes. O que já dá para saber é que é bom se programar, são dois meses de festival, mas os restaurantes, cafés e bares participantes estão em diferentes cidades da região.

Alguns dos participantes já foram divulgados e até pratos criados especialmente para o evento. É o caso do “Mineirice: Café & Queijo”! A criação é do Chef Vinícius Curtts, da Fazenda Maria da Fé, do município mineiro que tem o mesmo nome. Ele mescla ingredientes de uma forma inédita: um bombom de Alcatra Angus com molho de café especial, acompanhado por risoto de queijo meia cura da região e tuille. Para o molho, ele adicionou farinha de trigo, azeite e café.

Distante cerca de 200km dalí, em Andradas, outro participante já divulgado pelo Festival Gastronômico Sabores da Montanha: a Casa Geraldo, que criou o Stinco de Cordeiro, preparado ao molho roti e polenta cremosa. O estabelecimento é uma das vinícolas do Sul de Minas, e usa um de seus vinhos no preparo. A criação é dos chefs Henrique Benedetti e Betsaba Maltempi e será servida em um menu de quatro tempos, com couvert, entrada, prato principal e sobremesa.

O roteiro do festival passa, até o momento, pelas cidades de Campos do Jordão, Cunha, Espírito Santo do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xaver, em São Paulo. E ainda, no sul de Minas Gerais, nos municípios Andradas, Extrema, Caxambu, Gonçalves, Itajubá e Itamonte. A ainda em Maria da Fé, Monte Verde, Poços de Caldas e São Thomé das Letras.

A gerente de Marketing do Festival Gastronômico Sabores da Montanha, Jéssica Aquino, comemora a adesão dos municípios e estabelecimentos ao evento: “Diversas outras regiões dos estados de São Paulo e Minas Gerais nos procuraram querendo participar, mas infelizmente, elas não atendem aos requisitos do festival, cujos municípios necessariamente precisam estar situados em regiões de montanha. Senão, o número de cidades seria bem maior”.

As inscrições para o Festival que começa dentro de cerca de dois meses seguem abertas! Chefs e empresários podem entrar em contato com o festival. Para participar, os estabelecimentos podem criar um prato especial, ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo. Cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos. Uma das exigências é que os pratos deverão ter um valor acessível a moradores e turistas, estabelecido por cada casa.

A data limite para adesão dos estabelecimentos ao Festival é a última sexta deste mês: dia 28, sem mais prorrogações. Na ficha de inscrição online (link) são solicitados os dados do restaurante, ou café, bem como as informações do prato ou menu que será oferecido durante o evento. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (11)95435.3665. O perfil do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha no Instagram é @saboresdamontanha_br.

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem apoio institucional da Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (MG), Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Espírito Santo do Pinhal (SP), Saboreie Cunha (SP), São Lourenço Convention & Visitors Bureau, Secretaria de Turismo de Itamonte (MG), Portal Hora Campinas, Portal Turismo Sul de Minas e patrocínio da Revista Travel for Life.