Japão em Miniaturas na Japan House SP

imagem de uma miniatura de uma cerejeira e algumas pessoas sentadas próximo a ela, com flores no chão. é feita com papel e as flores são com os circulos gerados por um antigo furador de papel.
Sakura! Cherry Blossom Viewing - arte de Tatsuya Tanaka (divulgação)

Exposição da arte do fotógrafo Tatsuya Tanaka será aberta na próxima terça, dia 16, com entrada gratuita. Na mesma noite o artista fará uma palestra online, com tradução simultânea

O artista plástico e fotógrafo Tatsuya Tanaka já expôs sua arte em diversos países do mundo e até hoje era conhecido pelo publico brasileiro através de seu perfil no Instagram. Nesta terça, dia 16 de maio, será possivel ver ao vivo sua produção (e até tocar em algumas das peças). A Japan House SP, na avenida Paulista abre a mostra Japão em Miniaturas, e ainda convida a uma palestra com o artista, em formado online com tradução simultânea, a partir das 19h, pelo youtube.

Ao todo são 37 obras que retratam cenas imaginadas pelo autor, usando de forma criativa alguns elementos como canudos, papel, pregadores e macarrão. A mostra estará dividida em cinco grupos principais: estações do ano e seus eventos, cenas do Japão tradicional, cenas do Japão moderno, vida cotidiana e práticas tradicionais. Além das cenas como a floração das cerejeiras (Sakura), as tradicionais festas japonesas, o Monte Fuji, e as artes marciais, a exposição brasileira terá algo inédito: o artista criou uma maquete com dois elementos muito comuns no Brasil e no Japão: o arroz e o feijão.

“Ao ouvir sobre a feijoada, prato que se come com arroz, assim como o karê, comecei a pensar na possibilidade de expressar a areia branca e o mar utilizando esse prato típico. Também soube que no Rio de Janeiro, à beira da praia, há calçadas com padrões de ondas feitas de pedras pretas e brancas. É isso que imagino quando penso no Brasil. O feijão preto e o arroz são alimentos familiares aos japoneses também, e penso que, apesar de estarem de lados opostos do mundo, Brasil e Japão possuem culturas com aspectos semelhantes”, comenta Tatsuya Tanaka.

Na mostra, inédita no Brasil, “Japão em miniaturas”, o público verá o aproveitamento de materiais de uma forma encantadora, como as cerdas de escovas de dentes que se tornam plantações arroz! Tanaka ilustra o conceito “mitate” em todo seu trabalho, onde a arte em miniatura é fotografada com temática de bonecos de diorama e coisas do dia a dia. Acredita-se que o “mitate” esteja enraizado na cultura japonesa – que desde sempre conviveu em harmonia com a natureza – para compensar com a imaginação coisas faltantes ou vazios.

O artista está no Brasil pela primeira vez, especialmente para a montagem desta exposição. Ele fará uma palestra sobre seu trabalho, carreira e inspirações, que será fechada para convidados, mas transmitida ao vivo Youtube, com tradução simultânea, na terça, dia 16 de maio, às 19h. A exposição será contemplada pelo programa JHSP Acessível e terá recursos táteis, audiodescrição e de Libras por meio de QR Code presente no espaço expositivo.

Sobre o artista: Tatsuya Tanaka nasceu em 1981 em Kumamoto, Japão, é fotógrafo e, desde 2011, realiza o projeto “Miniature Calendar” [calendário miniatura], no qual ele reimagina e ressignifica objetos do cotidiano, propondo cenas e imagens em miniatura. Desde então, diariamente, ele apresenta suas criações na internet (veja aqui). Suas exposições que circulam pelo Japão e o mundo já foram vistas por mais de dois milhões de pessoas. Tanaka participou da Expo Dubai 2020 como criador do pavilhão japonês e é autor de vários livros.

Exposição “Japão em Miniaturas - Tatsuya Tanaka”
De 16 de maio a 8 de outubro, na Japan House SP
Avenida Paulista, 52 
Terça a sexta, das 10h às 18h
Sábados, das 9h às 19h
Domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita. Reserva opcional em agendamento.japanhousesp.com.br 

Palestra Online: Descobrindo o mundo das miniaturas de Tatsuya Tanaka
Terça, 16 de maio, às 19h
Transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da JHSP
Duração: 60 min
Tradução simultânea português/japonês