Ministério do Meio Ambiente recebe petições pela causa animal

imagem de um coelho castanho na natureza
(imagem divulgação)
reprodução de texto enviado pela assessoria da Change.org Brasil

O Departamento de Proteção e Defesa Animal do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, recebeu na última terça-feira (16), sete petições contendo um total de 3,9 milhões de assinaturas em apoio à causa animal.

O maior abaixo-assinado, com 1,6 milhão de assinaturas, demanda uma lei que proíba testes em animais na fabricação de cosméticos. Essa campanha foi criada pela Humane Society International (HSI). Outros manifestos serão apresentados na audiência, contra a exportação de animais vivos, exigindo o fim do abate de jumentos, posicionando-se contra as propostas de liberação da caça no Brasil e solicitando medidas mais rigorosas contra crimes cometidos contra animais em vida livre.

“Levamos ao departamento o apelo da sociedade em torno de diversas pautas ligadas aos direitos dos animais. No total, são 3,9 milhões de assinaturas simbolizando a voz de brasileiros e brasileiras que se mobilizaram por meio de abaixo-assinados para cobrar respostas das autoridades para questões urgentes ligadas à causa animal no País”, conta Monica Souza, diretora-executiva da Change.org Brasil, que também participou da ação. 

A audiência foi conduzida pela diretora-executiva do departamento, Vanessa Negrini, e contou com a participação de representantes de organizações engajadas na proteção dos direitos dos animais, entre elas, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, que por meio de sua atuação, influencia na criação de políticas públicas e leis mais rigorosas para punir os maus-tratos, a proibição de práticas cruéis e o estabelecimento de direitos fundamentais para os animais. A organização foi parceira na criação dos movimentos Todos Contra a Caça e Frente Nacional de Defesa dos Jumentos, no Brasil.

Segundo Taylison Santos, diretor-executivo do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, o expressivo número de assinaturas reflete a preocupação cada vez maior da sociedade em relação aos animais. “Temos notado um crescente apoio por parte da sociedade em relação a iniciativas que visem promover a proteção e o bem-estar dos animais. Além disso, é notável que a tolerância em relação aos casos de maus-tratos, que têm sido observados recentemente, está diminuindo significativamente.”

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal promove campanhas de conscientização, educação e luta pela criação de leis que estabeleçam direitos fundamentais para os animais, reconhecendo sua natureza sensível e sua capacidade de sofrimento. Essas legislações buscam garantir a proteção e o bem-estar dos animais, assegurando que sejam tratados com dignidade em todas as esferas da sociedade.

Leia também: Somos todos viralatas