Empresa de material escolar reduz uso de plástico

material escolar como lapis de cor, cadernos, tesouras e apontadores
(reprodução internet)

Notícia bastante positiva divulgada pela Maped Brasil, em linha com uma das metas das Nações Unidas mostra que mesmo em setores em que o plástico sempre reinou, é possível reduzí-lo

Há alguns anos, a ONU vem alertando governos e populações de uma forma geral sobre o problema dos plásticos e dos microplásticos no meio ambiente. Existe uma necessidade urgente de redução do uso e principalmente do descarte de materiais plásticos, uma vez que eles não se deterioram completamente. Em linha com essa necessidade, a empresa de material escolar Maped Brasil anuncia uma nova linha de materiais escolares que tem 50% a menos de plástico em seus produtos.

A empresa declara que um de seus pilares é a preservação do meio ambiente. Desta forma, não poderia deixar de buscar soluções para um problema tão relevante globalmente que até foi o tema do Dia do Meio Ambiente (veja link abaixo). O lançamento da linha Smiling Planet é um dos indicadores de que a Maped Brasil está inclinada a buscar soluções para contribuir com o planeta. Além da redução da quantidade de plástico em 50%, nos produtos, também os lápis de cor são feitos com 50% de fibras de madeira certificadas.

Além disso, uma outra linha, a Infinity, se posiciona como sustentável, na medida em que permite uma economia de materiais. Os lápis de cor desta linha duram 10 vezes mais do que os lápis convencionais, sendo 100% grafite, totalmente aproveitável. Estes lápis também surpreendem por não precisarem ser apontados – o que reduz também a quantidade de lixo produzida. Sua tecnologia faz com que eles sejam ‘auto apontados’, ou seja, eles se afiam enquanto colorem!

“A Maped segue em constante evolução quando o assunto é sustentabilidade. Esses lançamentos assinam nosso compromisso que complementa ainda ações como a redução da emissão de carbono em ⅓ até 2026 além da implantação de um sistema de eletricidade na fábrica da França, desde 2020, que é abastecida 100% de eletricidade verde”, detalha o diretor geral da Maped Brasil, João Luiz Oliveira Souza.

Leia também Dia Mundial do Meio Ambiente (2023)