Você sabia que existe um Campeonato Mundial de Karaokê?

banner do evento

Cantores de diversos países competem há duas décadas pelo título de melhor do mundo na modalidade artística, o Brasil está em sua nona participação e terá final nacional em setembro

O Karaokê surgiu no Japão como entretenimento, há mais de 50 anos e se popularizou no mundo todo. Diversas empresas de diferentes países abraçaram o potencial, criando máquinas e aplicativos. A ideia fazer uma competição também não nasceu no Japão. O Campeonato Mundial de Karaokê é uma criação finlandesa e vem sendo organizado anualmente desde 2003, por uma empresa de streamming da modalidade, sediada naquele país.

A competição desde seu início é realizada de forma individual e em duplas. Na primeira participação, no ano de 2011, o Brasil levou às finais mundiais dois competidores. De lá para cá o país esteve quatro vezes entre os Top3 na escolha dos jurados: foram dois segundos lugares e dois terceiros, além de um prêmio de melhor cantora na categoria “Viewers Choice Award“, a votação popular. O Brasil escolherá em setembro dois representantes para disputarem a Final Mundial no Panamá, de 6 a 11 de novembro.

Segundo diversos sites de curiosidades na internet, a palavra Karaokê, usada no mundo todo, significa em japonês “sem orquestra”. Sua origem, conta-se, foi numa situação inusitada em que os músicos contratados por um bar não apareceram para tocar e o dono do local precisou improvisar com uma ‘fita K7’ como acompanhamento dos cantores. A ideia fez sucesso e o Karaokê acabou sendo institucionalizado, ainda nos anos 70!

A Final Brasil do Campeonato Mundial de Karaokê será presencial, realizada nos dias 9 e 10 setembro, aqui em São Paulo. Uma das vagas para esse encontro foi definida por votação popular no Youtube, e as demais por um juri especializado (veja curriculos abaixo!), a partir dos 88 semifinalistas indicados em seletivas regionais e em uma seletiva geral online. Este ano foram 38 seletivas, em 33 cidades de 9 estados brasileiros, realizadas em casas de karaokê e shoppings centers.

Entre os 88 melhores cantores de karaokê do país, estavam São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Bahia. Após a avaliação feita através de vídeos com suas performances, foram definidos os finalistas. São 20 paulistas, dois gaúchos, 07 representantes do Rio de Janeiro, três de Santa Catarina, dois de Minas Gerais, um do Paraná e um da Bahia.

Júri da fase semifinal do KWC

JOE HIRATA – Presidente do Júri KWC Brasil e preparador dos campeões brasileiros desde 2015. Cantor, compositor, produtor musical e apresentador com 25 Anos de Carreira, 8 CDs lançados no Brasil e Japão. Primeiro estrangeiro a vencer o maior concurso do Japão pela TV NHK, concorrendo com mais de 80.000 candidatos.

VIVI KELLER Pianista, cantora e atriz. Especialista em preparação e desenvolvimento vocal. Docente de voz e coach vocal há 36 anos. Preparadora Vocal de diversas celebridades e programas, como: “Idolos Kids”, “Programa Hora do Faro”. Preparadora dos campeões do KWC Brasil desde 2017 e jurada no KWC Brasil e Mundial.

BRUNA HIGS – Cantora, professora de canto. Semifinalista do reality show “Canta Comigo”, da Record TV, em 2022; Campeã brasileira do “KWC” 2016; 3ª colocada na Final Mundial do “KWC” 2016, realizada em Vancouver, no Canadá; BiCampeã do “Animeke Show”, em 2009 e 2014 com direito a viagens ao Japão.

ANANDA TORRES- Cantora, preparadora vocal e multi-instrumentista; Em 2014 ingressou no teatro musical como pianista e preparadora vocal nos espetáculos S’imbora – A História de Wilson Simonal, O Frenético Dancin’ Days (ambos de Nelson Motta), Chica da Silva, Ícaro and the Black Stars, entre outros. Como cantora, foi bicampeã brasileira e representou o Brasil no Campeonato Mundial de Karaokê, na Finlândia (2017) e na edição 2020 online

RODRIGO RIBAS – é professor de Produção Musical em grandes escolas de música do país, além de ser Produtor Musical de diversos artistas independentes. Mais de seu trabalho como Músico e Produtor pode ser encontrado em seu canal no YouTube e nas principais plataformas digitais como Spotify, Apple Music, Deezer, etc.

KEILA PAIVA – Fundadora, Diretora e Professora da Escola de Música e Arte Musi-Art há mais de 23 anos. Júri do KWC Brasil há 4 anos e representante da Ordem dos Músicos do Brasil.

DANIEL FADIONE – Cantor, ator, preparador vocal e coach de inglês e francês para cantores. Já fez shows por todo o Brasil além de Montreal no Canadá e em Nova York, EUA, show que rendeu até uma matéria no site especializado BroadwayWorld.com Como professor de canto, prepara cantores e atores.

Veja a relação dos finalistas para etapa nacional do Campeonato Mundial de Karaokê em kwcbrasil.com.br/finalbrasil e assista a todos os vídeos no canal do Youtube do campeonato (aqui).

Final em São Paulo
Sábado, dia 09 de setembro, às 13h
BOX 09 SHOW BAR
Av. Miruna, 720 - Moema
Domingo, dia 10 de setembro às 12h
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
R. Franklin do Amaral, 1575 - Vila Nova Cachoeirinha