Orgulho do meu RG: “Seu nome, seu direito”

faixa com as cores do arcoiris em degradê, com a frase Seu nome seu direito e um 'selo' escrito orgulho do meu RG"

Projeto da startup Bicha da Justiça ajuda pessoas trans, travestis e não binárias em situação de vulnerabilidade social a retificar seu nome e gênero em documentos oficiais

Esta será a quinta edição do projeto Orgulho do meu RG que já ajudou mais de 100 pessoas a retificarem o nome em seus documentos. A ação voluntária da Bicha da Justiça, empresa de assessoria jurídica e educação sobre direitos LGBTQIAPN+, tem de objetivo de promover a aceitação e o respeito por todas as identidades. Essa promoção começa pelo reconhecimento de nome e gênero, que nem sempre estão atualizados na documentação. Segundo a empresa, uma das grandes dificuldades que a população trans e travesti enfrenta no dia a dia é a dificuldade na hora de retificar seus documentos.

O cadastramento para a ação é online e será realizado neste fim de semana, dias 14 e 15 de outubro de 2023. A startup tem apoio de empresas como C6 Bank, GPA, Grupo Casas Bahia, Intel e Nestlé, para custeio de todo o processo, inclusive a emição da documentação física. Para se inscrever é preciso ter mais de 18 anos e morar no Brasil. O publico alvo do projeto são pessoas em situação de vulnerabilidade, que portanto não poderiam arcar com os custos da retificação dos documentos. A empresa estima que existam 2,4 milhões de pessoas trans, travestis e não-binárias brasileiras e desde total, mais da metade não retificou seus documentos por falta de recursos financeiros.

“Eu me sinto privilegiada em poder facilitar o processo de retificação destas pessoas. Cada um tem sua história de vida e sabe da importância de ser reconhecido pelo seu gênero, inclusive nos documentos. É um alívio, para quem vive esta situação”, explica Bruna Andrade, advogada especialista em direito LGBTQIAPN+, CEO e Fundadora da Bicha da Justiça.

A 5ª edição da campanha “Orgulho do meu RG” vai além do apoio com relação à documentação. Todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual, são convidadas a apoiarem o projeto. É preciso que desde cedo o respeito seja pautado em todas as famílias, tenham elas ou não pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Uma das formas de mostrar o apoio e o reconhecimento sobre a importância deste tema é compartilhar suas histórias e experiências nas redes sociais usando a hashtag #OrgulhoDoMeuRG

Orgulho do meu RG
Inscrições dias 14 e 15 de outubro
Resultado da seleção: 17 de outubro
Podem participar pessoas com mais de 18 anos, residentes no Brasil
Os custos de deslocamento também serão cobertos pelo projeto
Serão retificados nome e/ou gênero na Certidão de Nascimento, RG e CPF. 
Inscrições em orgulhodomeurg.bichadajustica.com

Para mais informações sobre a 5ª edição da campanha “Orgulho do meu RG” e seus eventos, visite o site oficial www.bichadajustica.com ou siga as redes sociais Instagram (@bichadajustica) e Facebook (BichadaJustica).