Fim de semana cheio de opções de lazer no Ibirapuera

foto do por do sol no Ibirapuera
(arquivo @moema.e.regiao)

Programação no Parque do Ibirapuera para o feriado prolongado tem atividades que agradam a todos os estilos de publico

Quem estiver em São Paulo neste fim de semana, 14 e 15 de outubro, poderá aproveitar uma variada programação de lazer no Parque do Ibirapuera, entre atrações gratuitas e pagas. Se depender da meteorologia, o pubblico pode ir sem medo: há previsão de chuva fraca no sábado pela manhã, e depois o tempo fica mais firme. Nada de sol, mas também sem precipitações.

Entre os destaques para estes dois dias, estão apresentações gratuitas do Projeto Aquarius, no sábado, no Auditório, a exposição de arte inflável ‘Blow Up: Um Sopro de Diversão’, na Oca e o ballet de Paraisópolis, no domingo no Museu de Arte Moderna, além de uma programação especial no Planetário, a continuidade da 35ª Bienal de São Paulo e .

‘Projeto Aquarius: Maior festa da música clássica no Brasil’, no Auditório do Ibirapuera

No sábado (14), das 13h às 21h, o publico poderá assistir gratuitamente a apresentações do Projeto Aquarius. Criado há mais de 50 anos no Rio de Janeiro, o projeto tem objetivo de difundir a música clássica para um publico maior e promover a união entre a cultura clássica e popular. O evento será realizado no palco do Auditório Ibirapuera que é aberto para o lado de fora, possibilitando assim que todos que queiram possam assitir.

A apresentação terá a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, com convidados especiais. A participação da cantora Fafá de Belém está prevista para acontecer em torno de 17h. Além dela, estarão também com a Orquestra, o Coro Lírico Municipal e a campeã do The Voice Kids 2022, Isis Testa.

Exposição de Infláveis ‘Blow Up: Um Sopro de Diversão’, na Oca do Parque Ibirapuera

A exposição – com cobrança de ingresso – ocupa quatro andares da Oca do Parque Ibirapuera. São cerca de 500 estruturas infláveis, instaladas em quinze ‘módulos’. O público poderá tocar livremente em todas elas e em algumas, como uma grande piscina de bolinhas, poderá literalmente mergulhar. A exposição é livre para todas as idades e crianças até 03 anos de idade não pagam ingresso. No fim de semana, o horário é das 10h às 21h e os ingressos devem ser adquiridos com antecedência pelo site (este link). O acesso mais próximo à Oca é pelo Portão 2, próximo ao Obelisco. Para quem vai de carro, o estacionamento mais próximo é o da Bienal, no Portão 3.

Oficina no sábado e Ballet no domingo, no MAM

O Museu de Arte Moderna do Ibirapuera terá programação gratuita no fim de semana. Sábado, acontece a oficina ‘Carimbos de Madeira’, às 15h. A atividade é voltada a crianças a partir dos 03 anos de idade, que vão aprender a criar suas próprias estampas, a partir da combinação entre a madeira e materiais diversos. As inscrições para a atividade devem ser feitas com 30 minutos de antecedência, de forma presencial, na recepção do Museu.

No domingo (15), o Ballet de Paraisópolis faz sua primeira apresentação no MAM, que será aberta ao público e gratuita. O grupo vai apresentar duas peças de dança contemporânea e uma de dança clássica. “Dente de Leite” é uma coreografia contemporânea que reflete as questões do crescimento; “Pé-rachado”, outra dança contemporânea, mostra a cultura nordestina na região de Paraisópolis e por fim, “Trois de Paquita”, um fragmento do balé clássico Paquita. O acesso ao MAM fica próximo aos portões 2 e 3 do Ibirapuera.

Planetário Ibirapuera

Sábado e domingo com diversas atrações no planetário! O fim de semana começa com uma sessão especial, às 11h, irá falar sobre o céu diurno! O evento é chamado de ‘Eclipse à vista’, e acontece aproveitando a ocorrência de um eclipse solar, apesar do céu nublado que previsto pelos meteorologistas. Os participantes vão conhecer aspectos cientificos e naturais deste fenômeno. A classificação etária é livre. O espetáculo ‘Show de Luna‘ vai levar a personagem dos desenhos, junto com seu irmãozinho e seu furão, ao Planetário, no sábado e no domingo, sempre às 13h. O show tem duração de 40 minutos e conta diversas histórias do trio que adora uma investigação científica. Os ingressos podem ser adquiridos no site do planetário (neste link).  

Ainda no sábado em dois horários, às 15h e às 19h, e no domingo (15), às 17h, ocorre a sessão do espetáculo ‘Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez’, que busca destacar o céu da cidade, que não tem sido visível devido à poluição luminosa e ao crescimento urbano. O público terá a oportunidade de conhecer o icônico Planetário, o primeiro construído no Brasil em 1957. A duração da sessão é de 40 minutos. A atração ‘Planetas do Universo’, que apresenta uma reflexão sobre as descobertas e a dúvida sobre vida em outros planetas, acontece sábado (14), às 17h, e domingo (15), às 15h.

Por fim, a programação intensa do Planetário tem a sessão ‘O Último Céu dos Dinossauros’. O publico será convidado a olhar o céu como seria há mais de 60 milhões de anos, quando os dinossauros foram extintos. Apesar humanos e dinossauros nunca terem convivido, estes grandes animais estão presentes na cultura pop e a sessão é um convite para embarcar nessa fantasia, sobre como foram os últimos momentos dos “antigos inquilinos” deste planeta. Ingressos antecipados podem ser comprados pelo site.

35 ª Bienal de São Paulo, no Pavilhão da Bienal

O Pavilhão do Parque Ibirapuera segue com a 35ª edição da Bienal de São Paulo. Com o tema ‘Coreografias do Impossível’ e curadoria coletiva de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição conta com a participação de artistas de diversos lugares do mundo e cerca de 1,1 mil obras de diferentes linguagens. Todos os públicos são bem-vindos à 35ª edição do evento, incluindo o infantil, e a Bienal contou com apoio de uma consultoria de acessibilidade. A Bienal vai até o dia 10 de dezembro, das 10h às 19h, às terças, quartas, sextas e domingos e às quintas e aos sábados, das 10h às 21h. A entrada é gratuita e deve ser feita pelo Portão 3 do Parque Ibirapuera.

Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil (MAB) Emanoel Araujo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, é outra opção de lazer no Parque do Ibirapuera. Estão em cartaz as exposições
“Tributo a Emanoel Araujo”, “Bará”. “Artistas Contemporâneos – Angola, Benim, Portugal, Senegal”, “Xilogravura – Emanoel Araujo” e “Sergio Lucena – Na raiz do tempo, a matriz da cor”. O Museu funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h). Ingressos antecipados podem ser comprados pelo site Museu Afro Brasil. Crianças até 7 anos não pagam.

Parque Ibirapuera
Aberto todos os dias das 5h às 0h, com alguns portões fechados antes deste horário.
A informação sobre o horário dos portões está disponível em placas em cada um deles. Para quem se dirige ao parque de carro, há estacionamento pago pela Av. Republica do Líbano e zona azul no entorno.

Centro de Visitantes – foi instalado no térreo da Escola Municipal de Astrofísica (EMA), ao lado do Planetário. Os funcionários do local poderão dar informações sobre a programação cultural do Ibirapuera, bem como as atividades esportivas e de lazer. Aberto diariamente das 8h às 18h. Monitores auxiliam e orientam os visitantes sobre os principais pontos de visitação do parque.