A obra do compositor da Portela que nos deixou há 45 anos segue viva nas rodas de samba e festas do Brasil todo
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) preparou uma homenagem para os 45 anos da morte de Candeia, um dos ícones da Portela. O cantor e compositor faleceu em 16 de novembro de 1978, mas mesmo quem nasceu após essa data é capaz de cantar suas músicas decor. O artista é reconhecido como um mais importantes nomes do samba do Rio de Janeiro e foi gravado por cantores de diferentes gerações, como Cartola e Marisa Monte, que apresentou em seu primeiro disco a música “Preciso me encontrar”, com a frase título desta matéria.
A música escolhida por Marisa Monte foi uma das composições do sambista se destacaram no estudo do Ecad e se repetiram nas primeiras posições dos dois rankings musicais produzidos. “Preciso me encontrar” ficou na liderança das músicas de autoria de Candeia mais regravadas e na lista das mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública. Nesses dois rankings, “O mar serenou“, que nos remete diretamente à voz de Clara Nunes, ficou em segundo lugar.
Outra curiosidade que o levantamento feito pelo Ecad revelou foi ‘Top 3’ dos intérpretes que mais gravaram as composições do sambista. A presidente de honra da escola de Candeia, Tia Surica, ficou na primeira colocação. Em seguida vem Martinho da Vila, que foi também parceiro do compositor em algumas ocasiões, entre elas o samba “Amor não é Brinquedo”. Arlindo Cruz ficou em terceiro lugar nesse ranking de quem mais gravou Candeia.
Antônio Candeia Filho deixou 155 obras musicais e 123 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Como determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), as suas canções estarão protegidas por 70 anos após a sua morte (ou do último autor, em caso de parcerias) e os seus herdeiros receberão os seus rendimentos. É importante destacar que os valores em direitos autorais só podem ser recolhidos e repassados a compositores e artistas, que fazem parte da gestão coletiva no país, se o pagamento referente ao licenciamento musical concedido pelo Ecad for efetuado por pessoas e empresas que utilizam música em seus negócios e nos diversos canais e espaços públicos.