12ª edição do Prêmio Paralímpicos

Yohansson Nascimento no palco em frente a uma tela em que se le premio paralimpicos apresentado por loterias caixa
Yohansson Nascimento, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, abre a cerimônia de premiação ocorrida hoje (13), em São Paulo.

Vinte e quatro atletas escolhidos como destaque em suas modalidades receberam seus troféus nesta quarta, dia 13 de dezembro.

A 12ª edição do Prêmio Paralímpicos homenageia os melhores atletas da temporada 2023, eleitos por uma comissão interna do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a partir de uma lista enviada pelas confederações, quando ela existe. Uma curiosidade sobre o paradesporto é que pelo menos quatro modalidades não estão ligadas a confederações e são gerenciadas pelo próprio Comitê. São elas atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo.

O evento de premiação foi dividido em duas datas, quarta (13) e quinta (14) e acontece no Tokio Marine Hall, em São Paulo. Neste primeiro dia, foram anunciados os atletas de destaque por modalidade, em 24 delas. A solenidade foi transmitida pelo canal de YouTube do CPB (link abaixo), com a apresentação do jornalista Renato Peters e da jogadora de vôlei sentado Luiza Fiorese. Participou também da entrega o vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento.

Os vencedores anunciados nesta quarta foram: Jerusa Geber (atletismo), Rogério Oliveira (badminton), Paola Klokler (basquete em cadeira de rodas), Mateus Rodrigues Carvalho (bocha), Fernando Rufino (canoagem), Bianca Canovas (ciclismo), Jovane Guissone (esgrima em cadeira de rodas), Aline Rocha (esportes de inverno), Ricardo Steinmetz Alves (futebol de cegos), Jefferson Luiz da Silva (futebol PC), Josemarcio da Silva (goalball).

E ainda, Mariana D’Andrea (halterofilismo), Sérgio Froes Oliva (hipismo), Wilians Araújo (judô), Carol Santiago (natação), Diana Barcelos (remo), Gabriel Feitosa (rúgbi em cadeira de rodas), Silvana Fernandes (taekwondo), Bruna Alexandre (tênis de mesa), Daniel Rodrigues (tênis em cadeira de rodas), Jane Karla (tiro com arco), Alexandre Galgani (tiro esportivo), Jéssica Ferreira (triatlo) e Janaína Petit (vôlei sentado).

Yohansson Nascimento comentou a evolução do paradesporto e marcos importantes deste ano: “Um ano histórico para o esporte paralímpico brasileiro. Voltamos do Parapan de Santiago com recorde de medalhas, 343 no total, sendo 156 delas de ouro. Tivemos mais medalhas do que a China no Mundial de atletismo e também bons resultados nos Mundiais de natação, halterofilismo e nas modalidades coletivas. Hoje é o dia de brindar tudo isso que os atletas fizeram em 2023.”

O evento tem sua continuação nesta quinta, dia 14, a partir das 20h, com transmissão ao vivo por um dos canais SporTV. Serão anunciados os vencedores em outras 11 premiações: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino. E ainda um prêmio que tem votação popular: o Atleta da Galera.

A votação para escolher quem é o “Atleta da Galera” fica aberta até a noite de quinta, antes da cerimônia de entrega. Para votar entre os cinco indicados acesse: votacao-premio-paralimpicos. O prêmio está sendo disputado por Alessandro Rodrigo da Silva, do atletismo (provas de lançamento), Brenda Freitas, do judô, Mariana D’Andrea, do halterofilismo, Ricardo Mendonça, do atletismo (velocista) e Samuel da Silva de Oliveira, da natação.

Para conhecer um pouco mais sobre os atletas vencedores por modalidade e saber o que eles disseram do prêmio, acesse cpb.org.br/o-que-disseram-os-vencedores ou se quiser assistir à cerimônia completa, acesse youtube.com/cpb/cerimônia de premiação 2023