Estações da CPTM terão atendimento em LIBRAS

uma série de autoridades em frente a um banner em uma estação da cptm
Contrato assinado nesta quarta para atendimento em Libras nas estações da CPTM passa a valer em janeiro de 2024 (foto divulgação)
Informações da Assessoria de Imprensa da CPTM

Plataforma digital ICOM será usada por funcionários em toda as estações da CPTM para disponibilizar um intérprete da Língua Brasileira de Sinais no atendimento a passageiros surdos

A informação é da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos: a partir de janeiro de 2024, todas as 57 estações da CPTM terão disponibilidade de atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na tarde desta quarta (13), autoridades estiveram na estação Tatuapé da Linha 11-Coral para oficializar este novo serviço. O contrato foi assinado pelos secretários Marco Antonio Assalve, dos Transportes Metropolitanos (STM) e Marcos da Costa, dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), além dos presidentes da CPTM, Pedro Moro, e da AME, ONG gestora da plataforma, José Araújo Neto.

“A implementação do atendimento em Libras nas estações da CPTM é um passo significativo na direção certa. Ao oferecermos serviços adaptados, não apenas respeitamos a diversidade presente em nossa sociedade, mas também promovemos um ambiente onde a inclusão é a norma, não a exceção. Este projeto não se trata apenas de cumprir uma obrigação legal, mas sim de adotar uma postura proativa em prol da igualdade e da justiça social”, afirmou Marco Antonio Assalve, Secretário dos Transportes Metropolitanos.

O serviço será fornecido através da tecnologia ICOM, que integra a figura de um intérprete de Libras à conversa entre o passageiro surdo e o funcionário da CPTM. Quando acionar o serviço, a pessoa será atendida por um tradutor intérprete certificado, que fará a intermediação do diálogo e tradução das duas línguas. Esse projeto está sendo implementado por uma demanda do “Comitê de Clientes” da CPTM.

O período inicial de vigência do contrato é de 15 meses e o início da prestação de serviço deve ocorrer em janeiro do próximo ano. Além das estações, Ouvidoria e canais de Relacionamento com Passageiro da CPTM também terão acesso à plataforma que, naturalmente, não terá custos para o usuário.

Mais detalhes sobre a implementação do serviço e como ele poderá ser acionado na prática, ainda serão fornecidos pela empresa.