Videochamada com Papai Noel também em Libras

imagem de três papais noéis em diferentes janelas

A ação “Natal via Satélite” é gratuita e pode ser acessada pelo web do Brasil todo, oferecendo conversas (simuladas) com personagens natalinos, com diferentes caracteristicas

A campanha da HughesNet, provedor de internet rural, foi criada durante a pandemia, quando o bom velhinho, até por ser velhinho e estar no grupo de risco, não podia ir aos shoppings ou às ruas! O sucesso foi tanto que a empresa resolveu repetir a ação a cada ano e, em 2023, incluiu um Papai Noel que conversa em Libras para fazer videochamada com crianças com deficiência auditiva!

A mecânica é bem simples: o pai ou responsável entra no site natalviasatelite.com.br, preenche uma ficha com nome, email, telefone e cidade, e depois já vai para uma tela em que seleciona o nome da criança (em uma lista com 120 opções, além da opção ‘não encontrei meu nome’) e na sequencia escolhe com qual personagem quer conversar. São quatro “Papais” e duas “Mamães” diferentes.

imagem de seis personagens em janelas de videochamada, da esquerda para a direita, um papai noel branco, falando em libras, uma mamãe noel preta, um papai noel pardo, um papai noel preto, uma mamãe noel branca e um papai noel branco
os seis personagens que interagem com as crianças este ano (reprodução internet)

Uma das crianças já impactadas de maneira muito positiva com a videochamada foi Ana Lívia, de 3 anos. Sua mãe Francielly Cardoso entrou no site e optou por interagir com o Papai Noel negro. “Não é sempre que a gente vê um homem negro como Papai Noel, estou muito feliz e agradecida pela experiência”, relata a mãe de Ana Lívia.

Para o pequeno Davi a experiência foi ainda mais mágica: aos 5 anos, ele conversou com Noel pela primeira vez em Libras com o bom velhinho. “Quando começou a videochamada, ele ficou muito agitado, olhando para o celular como se não acreditasse no que estava acontecendo. Foi uma experiência mágica! Espero que a campanha continue levando essa alegria para muitas outras crianças como o meu filho”, conta Karina Pereira, mãe de Davi.

O diretor de marketing da Hughes do Brasil, subsidiária da Hughes Network Systems LLC (HUGHES), Rodrigo Cavalieri, conta que foram levantados os nomes mais registrados no Brasil para ampliar a possibilidade do Papai Noel falar o nome exato da criança. Vários apelidos também foram colocados na lista, o que amplia esse leque de possibilidades.

“Neste ano, a ideia era fazer com que o maior número de crianças se identificasse com os personagens natalinos e sentisse uma conexão ainda maior com a magia típica dessa época do ano. Foram gravados mais de 720 vídeos com os nomes mais registrados no Brasil e contamos com o apoio da Progiro, um grande parceiro da HughesNet”, conta o executivo.

A experiência é totalmente gratuita e quem quiser conversar com todos os Noéis pode fazê-lo! Para isso, basta preencher novamente os dados do responsável no site e selecionar qualquer Papai ou Mamãe Noel que desejar. Os pais podem ficar tranquilos porque a conversa que é simulada, tem um roteiro que não inclui nenhuma menção sobre a família ou presentes, passando apenas uma mensagem de carinho.

Em caso de dúvida, nossa sugestão [de Moema e Região] é que os pais façam a chamada antes, em local que a criança não veja, para não estragar a surpresa. O roteiro (texto) é o mesmo para todos os personagens, então basta assistir a um, ficar tranquilo e chamar a criança para essa experiência especial.

Lembre como foi a conversa com o Papai Noel no Natal da pandemia, em Chamada de vídeo com Papai Noel