Brasil já tem mais de 100 atletas com vaga garantida, em 14 das 22 modalidades esportivas que serão disputadas no evento a partir de 28 de agosto
Disputadas a cada 4 anos, com início normalmente uma semana após o término dos Jogos Olímpicos, as Paralimpíadas, em 2024 acontecem em Paris. Trata-se de um sonho e realização para paratletas que disputam provas em alto rendimento, assim como é também sonho e realização para a imprensa esportiva poder fazer a cobertura de um evento como estes.
Até esta quarta, dia 28 de fevereiro, o Brasil já tinha confirmado a presença de 116 atletas junto ao Comitê Organizador Local. Mas o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) espera ainda ver este número dobrar e chegar aos 250 atletas no evento. Em Tóquio, foram 235 esportistas (não tivemos representantes no rúgbi e no basquete em cadeira de rodas).
A delegação brasileira, até o momento, assegurou sua participação nas seguintes modalidades: atletismo, natação, vôlei sentado (masculino e feminino), goalball (masculino), futebol de cegos, ciclismo, hipismo, canoagem, remo, taekwondo, tiro esportivo, tiro com arco, bocha e tênis de mesa. A seleção de goallball feminina deve em breve se somar ao grupo, já que recebeu convite, após a vaga africana não ser preenchida.
Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Brasil fez sua melhor campanha com 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze, que lhe rendeu a sétima posição no megaevento (atrás de China, Grã-Bretanha, Comitê Paralímpico Russo, EUA, Holanda e Ucrânia). O país foi representando pela maior delegação em jogos Paralímpicos no exterior até hoje.
Número de atletas brasileiros classificados por modalidade: 06 – goalball (masculino)* 24 – vôlei sentado (masculino e feminino) 08 – futebol de cegos 03 – tiro com arco (time misto composto e individual masculino – classe WH1) 01 – tiro esportivo 06 – tênis de mesa 05 – bocha (time BC1/BC2 [três atletas]) e pares BC3 04 – canoagem 05 – taekwondo 37 – atletismo 01 – remo 02 – ciclismo (masculino e feminino) 12 – natação 02 – hipismo * devem ser acrescentadas em breve mais 06 atletas da Seleção feminina de goalball, que recebeu um convite da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês).
Veja na matéria do CPB (neste link) os resultados do Brasil em Toquio 2020, jogos que antecederam a Paralimpíadas de Paris.