Hachimitsu Matsuri, festival do mel e das abelhas

imagem do meliponário do Pavilhão Japonês
Meliponário do Pavilhão Japonês

Acontece na próxima semana, de quinta a domingo, no Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera, o Hachimitsu Matsuri 2024, com palestras, oficinas e bazar

Os eventos no Pavilhão Japonês são sempre bastante concorridos. Ainda se seja permitida a entrada de pets, avalie se o seu pet convive bem em aglomerados de pessoas, para que seja uma experiência boa para todos!

A 3a edição do Hachimitsu Matsuri, está marcada para esta semana que se inicia, de quinta (04) a domingo (07). O Festival do Mel (hachimitsu= mel de abelha, matsuri= festival) é uma tradição japonesa, que acontece sempre no outono e na primavera, e celebra a importância das abelhas para os seres humanos, muito além do próprio mel. No Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera, o primeiro festival, em 2023, teve a inauguração do meliponário do local. As caixas para abelhas sem ferrão ficam no fundo do pavilhão e podem ser visitadas ao longo do ano.  

“As abelhas são de suma importância para a nossa sobrevivência, cerca de 70% de toda alimentação humana precisa da polinização direta e indireta das abelhas, então falar das abelhas é muito importante para todo mundo. Esse evento possibilita mostrar que existe uma diversidade gigantesca de espécies, e abre a oportunidade de falar também da diversidade das nossas abelhas nativas”, ressalta Flávio Yamamoto, coordenador do evento.

O Pavilhão Japonês abre sempre das 10h às 17h e o Hachimitsu Matsuri terá atividades educativas e culturais ao logo de todos os dias (programação completa no quadro abaixo). Além disso, os visitantes também poderão experimentar diversas ‘especialidades’ a base de mel no bazar que estará ativo com 15 expositores. “Sentimos que o interesse pelas abelhas é cada vez maior, e um evento totalmente dedicado à elas é uma grande ferramenta para sua conservação”, comenta Flávio Yamamoto.

Entre os expositores, destaques para marcas como Coleção Abelhas, Heborá, Leo Amaro, GustaDoces, Mel no Jardim, Melipolinário Sampaio, Puhuk, Thais Kato, Abelha Nativa, Ambá Ambá, Apiário Tio Rozalvo, Debora Boce Velas, Duilio Meliponicultura, Arte Koguei e Polinizador de Afetos, com produtos ligados a abelhas e mel. A Na Na Ya Patisserie também prepara um cardápio especial para o evento, com doces e bebidas à base de mel. O festival terá uma exposição dos fotógrafos André Matos, Eduardo Prata, Guilherme Aguirre, Ramanaik Cunha Bueno e Sidney Cardoso, e o público poderá votar nas suas fotos preferidas. 

Hachimitsu Matsuri – Programação
Quinta – 04/04
10h – abertura dos portões
10h30 – abertura do evento
11h – 12h30 – Caminhada com oficinas Meliponicultura LABBEES/USP
13h – 14h – Arborização Urbana – Como atrair abelhas sem ferrão – Danilo Bifone (Muda Mooca)
14h – 15h30 – Caminhada com oficinas Meliponicultura LABBEES/USP
17h – encerramento
Sexta – 05/04
10h – abertura dos portões
11h – 12h – Palestra – Meliponicultura e conservação da biodiversidade – Guilherme Aguirre (Melipolinário AirbnBee)
13h – 14h – Palestra – As outras abelhas – Flavio Yamamoto – Coleção Abelhas
14h – 15h30 – Caminhada com oficinas Meliponicultura LABBEES/USP
17h – encerramento
Sábado – 06/04
10h – abertura dos portões
11h – 12h – Palestra – Quem são as abelhas nativas brasileiras? – Carla Debelak (Buzz no Jardim)
13h – 14h30 – Workshop – Educação ambiental e abelhas nativas – Carla Debelak (Buzz no Jardim)
15h – 16h – Palestra Própolis – origem, composição, benefícios e aplicações medicinais – MScAlineNegromonte – LABBEES/USP
17h – encerramento
Domingo – 07/04
10h – abertura dos portões
11h – 12h – Roda de conversa – Hortas e abelhas nativas – Claudia Visoni
12h – 13h – Workshop – Doce Jardim – Carina Abreu (ZumZum Verde)
15h – 15h30 – Palestra Hortas e jardins como refúgio para as abelhas nativas – Carina Abreu (ZumZum Verde)
16h – Contagem de votos da exposição de fotos
17h – encerramento

Pavilhão Japonês
Parque do Ibirapuera, junto ao lago, próximo ao planetário.
Melhor acesso: Av. Pedro Álvares Cabral, s/ n°, portão 10 
Quinta feira – entrada gratuita
Sexta à domingo – R$15 (inteira) / R$7 (meia)