Especialista de uma rede de limpeza profissional dá algumas dicas de manutenção e cuidados com os estofados para prolongar sua vida útil
Não é preciso ter pets ou crianças em casa para perceber a necessidade de limpeza recorrente dos sofás ou poltronas. Algumas pessoas buscam a alternativa das capas, que quando feitas sob medida podem ser perfeitas para este objetivo. Com um par de capas é possível utilizar uma, enquanto a ‘reserva’ está sendo lavada, por exemplo. Mas nem sempre uma capa combina com o estilo da casa ou do móvel, então vamos a esta outra realidade sobre os estofados.
A industria da movelaria e os moveleiros artesanais utilizam uma grande variedade de tecidos, que por sua vez, tem durabilidade e resistência a atritos diferentes. A escolha do tecido para os móveis de casa deve levar em consideração estes fatores, que podem ser explicados pelo vendedor ou artesão. Outro ponto importante, desta vez principalmente com relação à localização em que o móvel ficará, é a escolha das tonalidades.
Móveis que são expostos ao sol de forma recorrente são sujeitos a desbotamento que pode ter sua velocidade variada de acordo com o tempo e intensidade desta luz direta recebida sobre eles. Evitar um tecido escuro para locais que recebam sol diariamente, é um ponto a se pensar. Mesmo tecidos mais claros também desbotam um pouco, mas a diferença da tonalidade nem sempre é tão visível – algumas vezes ao se remover uma almofada de encosto, por exemplo, a cor original aparece alí embaixo e surpreende!
Gracielle Pacheco, franqueada e diretora executiva da Total Clean, lembra que além destes cuidados iniciais, a manutenção adequada dos estofados é uma das chaves para a sua preservação. Uma das dicas mais importantes é aspirar regularmente os móveis, mesmo que não pareça ser necessário. O uso diário do aspirador de pós, segundo a empresária, ajuda a remover a poeira, sujeira e detritos e pode ser associada ao uso de um pano levemente umedecido.
Cuidado com a umidade! Segundo Gracielle, molhar o sofá, mesmo que para ser seco em seguida, pode favorecer o acumulo e proliferação de ácaros e fungos! Ela também recomenda que não se siga nenhuma receita caseira, para evitar agredir e danificar o tecido. ”Essas soluções podem, inclusive, piorar as manchas”, alerta. A empresária recomenda avaliar a possibilidade de uma limpeza profissional a cada seis meses e, de acordo com o uso, pensar em uma impermeabilização da peça.
Leia também: Dicas: os símbolos nas etiquetas de roupas