Futebol: brasileiros que brilharam no clássico Barcelona x Real Madrid

duas fotos lado a lado, a primeira do jogador Roberto Carlos com a camisa do Real, correndo e gritando e a segunda do jogador Rivaldo com a camisa do Barcelona, também correndo de olho na bola aéra. Ambos em close.
(reprodução internet)

Dezenas de jogadores brasileiros de futebol fizeram sucesso na Espanha, desde

O clássico do Campeonato Espanhol, ou “Elclasico de Laliga” como preferem chamar na Espanha, é um dos jogos para os quais todos voltam a atenção, estejam onde estiverem. Neste domingo, 21, Assim como nosso Fla-flu, ou PalmeirasxSãoPaulo, InterxGrêmio, o clássico nacional é uma atração à parte dentro de um campeonado de futebol bastante disputado. Os olhos do Brasil sempre estiveram voltados para lá também, principalmente devido à presença de nossos craques em um dos dois times.

Do lado do Barça, brilharam grandes nomes que também fizeram história em nossa seleção, como Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Romário. Pelo Real, os craques Kaká, Julio Baptista, Roberto Carlos e Robinho são exemplos de quem tem fãs na capital espanhola. Alguns jogadores atuaram com ambas as camisas, mas nenhum como Evaristo de Macedo. O ex-jogador e ex-técnico de futebol, que está prestes a completar 91 anos, é idolo das duas torcidas e há uma disputa interna sobre em qual clube foi mais definitivo.

O jogador Vini Jr. que é um dos nome mais fortes na luta contra o racismo no futebol, é ídolo do Real, para a tristeza dos torcedores de todos os outros times! Este ano, no primeiro jogo entre as duas grandes equipes espanholas, ele alcançou uma marca e um recorde entre as quatro linhas: se tornou primeiro jogador a fazer dois gols em 10 minutos no ‘El Clásico’ no século XXI.

Os 10 gols mais bonitos dos últimos 20 anos, no Elclasico*

2005/06: Ronaldinho (FC Barcelona)
A atuação de Ronaldinho no Bernabéu na temporada 2005/06 continua sendo uma das mais icônicas na história do ELCLÁSICO. Ele marcou dois dos gols do Barça em uma vitória por 3 a 0 e foi até ovacionado pela torcida do Real Madrid. No primeiro dos gols, ele recebeu a bola dentro do seu próprio campo e avançou em direção à defesa do Real Madrid, driblando todos em seu caminho e chutando contra Iker Casillas para marcar um gol muito especial.
 
2005/06: Ronaldo Nazário (Real Madrid)
No segundo encontro entre esses clubes na temporada 2005/06, Ronaldinho marcou novamente, dessa vez de pênalti para abrir o placar no Camp Nou. Mas o jogo terminou em empate por 1 a 1 graças a um belo chute de Ronaldo Nazário sobre Victor Valdés.
 
2007/08: Júlio Baptista (Real Madrid)
O Real Madrid conquistou o segundo título consecutivo na LALIGA EA SPORTS em 2007/08 e um dos gols mais importantes foi marcado por Júlio Baptista, garantindo uma vitória por 1 a 0 na Catalunha. O brasileiro fez um belo um-dois com Ruud van Nistelrooy, com o holandês dando um toque de calcanhar para a área penal, para que o brasileiro marcasse o gol.
 
2011/12: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Momentos após Alexis Sánchez empatar para o FC Barcelona em um confronto de 2011/12 entre esses dois rivais, Cristiano Ronaldo colocou o Real Madrid à frente novamente com um gol que lhes renderia uma vitória por 2 a 1, a primeira vitória do português em um ELCLÁSICO da LALIGA EA SPORTS. O gol foi belamente executado, mas a comemoração o tornou ainda mais icônico, já que o camisa 7 gestualizou para "calma, calma", muito para a fúria da torcida do Camp Nou.
 
2012/13: Lionel Messi (FC Barcelona)
O primeiro encontro entre FC Barcelona e Real Madrid na temporada 2012/13 da LALIGA EA SPORTS foi épico, terminando em um empate por 2 a 2 com dois gols de Lionel Messi e dois de Cristiano Ronaldo. O segundo gol do argentino foi uma obra-prima, com um chute perfeito de falta de longa distância que deixou Iker Casillas sem chances de defesa.
 
2013/14: Alexis Sánchez (FC Barcelona)
Quando o Barça venceu por 2 a 1 em casa contra seus rivais no início da temporada 2013/14, Alexis Sánchez foi o herói do lado catalão. Ele marcou o segundo gol da noite, superando Raphaël Varane em um contra-ataque antes de fazer um belo toque por cima para balançar as redes.
 
2015/16: Andrés Iniesta (FC Barcelona)
Andrés Iniesta foi o tipo de jogador que aparecia nos momentos mais importantes e muitas vezes entregava nos maiores jogos do futebol europeu. Quando o FC Barcelona goleou o Real Madrid por 4 a 0 no Bernabéu sob o comando de Luis Enrique em 2015/16, Iniesta marcou o gol mais bonito da partida ao disparar da entrada da área após um elegante um-dois com Neymar.

2016/17: Lionel Messi (FC Barcelona)
Como artilheiro de todos os tempos do ELCLÁSICO, é lógico que Lionel Messi aparece duas vezes em uma lista de gols icônicos. E, em 2016/17, ele criou um dos momentos mais icônicos de toda a história deste confronto, quando marcou um gol nos acréscimos para uma vitória por 3 a 2 no Bernabéu, antes de erguer sua camisa 10 para o mundo ver.
 
2021/22: David Alaba (Real Madrid)
O primeiro ELCLÁSICO de David Alaba foi memorável, já que o zagueiro austríaco abriu o placar em uma vitória por 2 a 1 do Real Madrid no Camp Nou com um belo chute. Ele se encontrou bem adiantado em um contra-ataque e aproveitou a oportunidade com um chute tecnicamente brilhante. Isso levou o Real Madrid rumo ao título daquele ano.

2023/24: Jude Bellingham (Real Madrid)
Jude Bellingham é outro jogador que balançou as redes em seu primeiro ELCLÁSICO na LALIGA EA SPORTS, marcando dois gols em uma virada por 2 a 1 no Estadi Olímpic no início da temporada 2023/24. O gol que ele marcou para empatar o jogo foi simplesmente sublime, quando ele chutou de longa distância para deixar Marc-André ter Stegen sem chances, antes de marcar o gol da vitória nos acréscimos para marcar seu nome nos livros de história do ELCLÁSICO.

*relação elaborada pela equipe de Laliga no Brasil

Real Madrid x Barcelona
Domingo, 21 de abril, às 16h (BR)
Estádio Santiago Bernabeu (Madrid, ESP)
Exibição no Brasil, por streaming na Star+

E falando em ídolos, para quem gosta de futebol, ainda há tempo de entrar na promoção de outro canal de streaming, desta vez o Paramount+, que transmite a Libertadores (link)