Prédio que abriga o museu de ciências Catavento, foi criado para ser um local de exposições que mostrassem o progresso da industria paulista nos anos 1920
Será lançada nesta segunda no Museu Catavento, uma programação especial dedicada ao centenário do Palácio das Indústrias. O evento será fechado para convidados, mas terá transmissão ao vivo pela internet e está marcado se iniciar às 17h. Além do anuncio da programação comemorativa, que acontece o longo dos próximos meses, será realizados um bate-papo com especialistas ligados à história do prédio, na gestão cultural e preservação do patrimônio.
Estarão presentes Mariana de Souza Rolim, vice-presidente do CONDEPHAAT, Marcelo Carvalho Ferraz arquiteto que colaborou com Lina Bo Bardi na restauração do palácio das Indústrias; Cássia Regina Carvalho de Magaldi, arquiteta e urbanista. Da atual gestão do Museu Catavento, atual ocupante do Palácio das Indústrias, estarão, Sérgio de Freitas presidente, Ricardo Pisanelli arquiteto, curador de exposições e superintendente de projetos, além de Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
O Palácio das Indústrias, inaugurado em abril de 1924, passou por diversos usos ao longo dos últimos 100 anos. Idealizado e construído para exaltar o sucesso da indústria paulista, o local foi usado para exposições neste sentido até o ano de 1947. Com o fim do Estado Novo, o local passou a ser a sede da Assembleia Legislativa de São Paulo e também como forma de reforçar os ideais paulistanos sobre a era Getúlio, teve seu nome alterado para Palácio 9 de Julho, em homensagem à Revolução Constitucionalista de 32.
A saída da Assembléia para seu atual endereço, aqui no Ibirapuera, representou um risco grande de deterioração do edifício, que por sorte, foi contida. O prédio teve inúmeros ocupantes, de diferentes repartições publicas. Em 1982 o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). A prefeita Luiza Erundina, em sua gestão, mudou a sede do governo municipal para aquele local, para ficar mais próxima de grande parte da população, no centro da cidade. A PMSP funcionou no local por três gestões, até 2004.
Desde 2009, o Palácio das Indústrias, tendo passado novamente por restauro, após mais um período de falhas de conservação, voltou a ser um local de exposições. O Museu de Ciências Catavento está no local, recebendo centenas de visitantes, em todos os dias de abertura ao publico.
100 ANOS! PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS
Segunda, 29 de abril, às 17h
Auditório e Varanda Frontal do museu (evento fechado)
Transmissão: @CataventoCultural