Fundação Dorina oferece nove cursos online

imagem de uma mesa de gravação com microfone, abafador, um notebook visto por tras e alguns papéis sobre a mesa de f´rmica clara.

Plataforma educacional da instituição possui um leque de cursos de diferentes temas relacionados ao cotidiano da pessoa com deficiência, incluindo opções assíncronas e também com aulas ao vivo

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização filantrópica, sem fins lucrativos, que há 78 anos trabalha com pessoas com deficiência visual. A institução é conhecida por seu trabalho junto a crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão, em educação, saúde e vida prática. Recentemente a entidade ampliou sua área de atuação, com cursos como o de Audiodescrição, sempre englobando temas relacionados às pessoas cegas ou com baixa visão.

Em dezembro de 2022 foi lançada a plataforma de cursos EaD, chamada de “Central de Formações”. Nela o público em geral encontra uma série de cursos que abordam desde a legislação existente até orientações sobre inclusão e ainda cursos práticos para produção de material de trabalho com pessoas com deficiencia visual. As aulas assíncronas incluem recursos de acessibilidade como legenda, fontes ampliadas e intérprete de libras.

Atualmente há oito cursos assíncronos disponíveis na plataforma e mais um, que será ministrado com aulas online ao vivo, com início no dia 03 de julho, a próxima quarta-feira. Trata-se do curso de Introdução à Audiodescrição. Para uma pessoa cega, a audiodescrição de um conteúdo funciona como a tradução simultânea para quem não domina um idioma estrangeiro.

No curso, o aluno irá aprender como descrever uma imagem para que o ouvinte forme a imagem correta em sua cabeça. Na audiodescrição de uma imagem estática, o profissional terá algum tempo para apontar inúmeras características em detalhes, mas no caso de vídeos ou de apresentações ao vivo, será preciso entender quais os principais aspectos que fazem diferença na compreensão do todo.

As aulas vão traçar uma ideia completa do processo de audiodescrição, como as etapas de produção, técnicas de descrição da imagem, roteiro e gravação ou narração de áudio. O curso vai também explicar como é este mercado e as funções distintas na profissão, entre narrador, roteirista e consultor. O curso terá aulas ao vivo às quartas-feiras que ficam depois gravadas, disponiveis para os alunos na plataforma.

São ao todo 10 horas de aulas ao vivo e um tempo estimado em duas horas diárias de estudo para se concluir a formação, no total de 80 horas. O curso começa na quarta 03 de julho, das 19h às 21h e vai até término em 07 de agosto, uma semana após a última aula. O valor desta formação é de R$600,00, que é revertido para a habilitação e reabilitação na própria Fundação Dorina.

O corpo docente do curso é formado por Patrícia Silva de Jesus, conhecida como Patrícia Braille, mestra em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela UFRB; Silvânia Macêdo, consultora de audiodescrição; Andréia Aparecida da Silva Queiroz, integrante do time Comercial – Soluções em Acessibilidade e conteudista; e Flávio Coelho, pós-graduado em Audiodescrição pela UFJF/MG.

Pessoas cegas e com baixa visão que tenham interesse neste ou em qualquer outro curso oferecido pela plataforma têm direito à gratuidade. É preciso realizar cadastro na biblioteca virtual da Fundação Dorina, anexando documentos comprobatórios e depois entrar em contato com a Central de Formações pelo WhatsApp da Fundação Dorina, no número (11) 5087-0999.

Para os demais usuários, a inscrição deve ser feita de forma online em cursos.fundacaodorina.org.br. Também neste site estão descritos todos os cursos disponíveis, assim como mais detalhes sobre este.

Há cerca de três meses a Fundação Dorina formalizou seu apoio ao paradesporto (lembre aqui como foi).