informações da assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro
Os jogos Parapanamericanos tiveram seu primeiro dia de competição neste sábado, 18, e o Brasil já começa na liderança, com 46 medalhas no total, em provas de tenis de mesa (22), natação (19) e halterofilismo(5). Para esta edição, a delegação brasileira é composta por 324 atletas, 190 homens e 134 mulheres, oriundos de 23 estados e do DF, em 17 modalidades. São 132 estreantes no evento continental! Do grupo, 72 atletas treinam nos Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A competição reúne cerca de 1.900 esportistas de 31 países até o dia 26 de novembro.
Entre os destaques deste sábado (18) estão a nadadora paulista Alessandra Oliveira, de 15 anos, que iniciou sua trajetória na Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foi ouro nos 100m peito da classe SB4 (limitação físico-motora) com quebra de recorde. Ela dividiu o pódio com a gaucha Susana Schnarndorf, que conquistou o bronze.
Outro destaque de sábado foi a halterofilista Mariana D’ Andrea, campeã e recordista das Américas na disputa das categorias até 73 e 79 kg, que ficou com o ouro. Além disso, os seis mesatenistas brasileiros que ficaram com o ouro (entre as 22 medalhas da modalidade), que já garantiram vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.