Advogados de diferentes gerações se unem para salvar restaurante

reprodução/instagram

Correndo risco de fechar as portas, o tradicional Itamarati, no Largo São Francisco, recebe apoio de profissionais do Direito que tiveram o local como referência por décadas.

Fazer a faculdade de Direito do Largo São Francisco e não ter frequentado o Itamarati parece ser impossível, aos olhos de muitos egressos. Desde 1940, o local serve o público do centro da cidade, mas principalmente estudantes, advogados e juízes. A interrupção das atividades devido à pandemia trouxe um problema que poderia levar ao encerramento dos negócios. Essa situação causou uma comoção entre frequentadores das últimas oito décadas.  

Resgate da memória

Um grupo de advogados e juízes se uniu para ‘salvar’ o icônico estabelecimento, e com isso também suas melhores memórias. “Minha primeira vez no Itamarati foi logo no primeiro ano da Faculdade. E vários outros têm histórias semelhantes. Temos muita gratidão pelo atendimento personalizado e carinho dos que construíram e mantêm o restaurante”, lembra a advogada Eliana Buonocore.

O professor da USP Francisco Satiro é um dos coordenadores do momento. Ele conta que são  cerca de 250 profissionais de Direito mobilizados para reverter a situação. “Nós ajudamos os proprietários a negociar os contratos nesse período e buscamos arrecadar fundos para o pagamento das despesas básicas até que tudo volte ao normal”, conta o professor.

Como ajudar

A campanha financeira não poderia deixar de ter um mote melhor: a comemoração do Dia do Advogado, em 11 de Agosto. Este ano não terá ‘pendura’, pelo contrário. Estão sendo vendidos kits de empadas e bolinhos de bacalhau, os preferidos dos frequentadores. Os valores, que já incluem a entrega, devem ser uma grande ajuda nas finanças do estabelecimento.

Como ‘garoto propaganda’ da campanha de kits para 11 de agosto foi escolhido um dos mais antigos garçons da casa. Símbolo  do cuidado e tradição, José Moreira Miranda, 71 anos de idade e 40 de Itamarati estampa as artes distribuídas em listas de WhatsApp. Os pedidos podem ser feitos até amanhã (07) e as entregas serão no Dia do Advogado.

A ideia dos organizadores é ‘viralizar’ na internet. Todos os participantes que receberem seus kits são convidados a postar vídeos ou foto em suas redes sociais no próprio dia 11. Para que haja um grande movimento em torno, é sugerida uma hashtag #itamaratikit e a marcação do estabelecimento na postagem @itamarati_rest. Todos que participam podem seguir a hashtag, curtir, repostar e aumentar a visibilidade.

Campanha Kits de 11 de Agosto
Venda dos salgados até dia 07.08 (sexta).
Seis salgados por R$ 72,00 (frete incluso)
Pedidos: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3oY9wpQW3eJQc-Bz4fLarfBBzDeD0g2jmVmG-qgmQIpRTOA/viewform.
Novas campanhas devem surgir e serão divulgadas pelo Instagram @itamarati_rest