Cavalheiros distintos passeiam em prol de programas de saúde

uma rua com diversos motociclistas, em primeiro plano, um homem de paletó azul, colete amarelo estampado e gravata borboleta vermelha pilota uma moto sorrindo, ele usa luvas de couro, um capacete antigo e óculos escuros.
Gentleman's ride, o passeio dos cavalheiros acontece neste domingo (27). imagem: reprodução

Evento inusitado envolve motoqueiros de diversos países para chamar a atenção e arrecadar fundos para programas voltados à saúde masculina.

O Distinguished Gentleman’s Ride, passeio de cavalheiros distintos, é uma reunião de motociclistas em diversos países do mundo, no último domingo de setembro. Os grupos chamam a atenção não apenas pelo volume, mas por serem homens vestidos em roupas ‘de galapilotando modelos clássicos de motos e lambretas. Este ano, devido à COVID, o DGR será realizado sem aglomerações, de maneira ‘solo’. Cada inscrito fará seu trajeto de forma autônoma, respeitando as regras de distanciamento social.

Além da diversão de se arrumarem com as melhores roupas para pilotar motos clássicas, os cavalheiros inscritos realizam campanhas de financiamento coletivo, para projetos ligados à saúde. As doações, feitas através do site do evento, são direcionadas à Movember Foundation que, posteriormente, distribui os valores entre os projetos de saúde masculina ao redor do mundo. Este ano, além das pesquisas sobre câncer de próstata, há uma grande preocupação com relação à prevenção ao suicídio e programas de saúde mental.

A organização

A tradição do Distinguished Gentleman’s Ride começou nas ruas de Sydney, em 2012 e logo conquistou adeptos em outras cidades e países. A concepção do evento que alia o desfile a uma causa foi do australiano Mark Hawwa. Para ele, seria uma boa forma de apagar o estereótipo que os motociclistas carregam de serem ‘homens maus’. A ideia foi inspirada em uma foto de Don Draper, da série Mad Max, todo arrumado em sua moto. Há oito anos, o evento vem se ampliando sempre com o mesmo mote.  

O DGR 2020 acontece neste domingo (27), pelas ruas de cidades de mais de 120 países. A relação de locais e, também, dos inscritos pode consultada no site do evento, onde há uma classificação de acordo com a arrecadação de fundos conseguida por cada um. Várias cidades brasileiras fazem parte e, claro, São Paulo é uma delas. A pandemia não passou, por isso não há um trajeto que possa ser divulgado: fique atento à janela! Outra forma de acompanhar os cavalheiros ao redor do mundo é seguindo as hashtags #DGR2020 e #ForTheRide.

Saiba mais sobre os programas:
https://www.instagram.com/Movember/
https://ex.movember.com/
Acompanhe online:
https://www.instagram.com/gentlemansride/
https://www.gentlemansride.com/leaderboards/top?country=brazil