As ‘Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes’ saem das páginas dos livros para ganhar o mundo dos podcasts narradas por garotas brasileiras inspirando novas garotas.
A ideia de princesa foi modificada nos últimos anos. No lugar de uma moça frágil à espera do príncipe encantado, cada vez mais são valorizadas as protagonistas que lutam por sua história. Ainda existem cinderelas e belas adormecidas, mas o mundo está mais cheio de Mulans e Valentes reais. Mulheres extraordinárias que tiveram – e têm – papel importante na história do mundo, são apresentadas em dois volumes de Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes (Good Night Stories for Rebel Girls). A relevância do assunto fez as histórias migrarem para a plataforma de podcasts. O sucesso dos livros se repetiu e os podcasts chegam a sua segunda temporada.
Foram mais de um milhão e meio de reproduções das onze histórias narradas na primeira temporada, lançada em 2018. “Licenciar uma marca internacional de sucesso traz alguns desafios e muita responsabilidade”, comenta Juliana Wallauer, uma das sócias do B9. “É um investimento muito válido porque nos emociona e entrega muito do nosso propósito como produtora. São histórias que são ouvidas por cada criança, ampliando a visão que elas têm do papel da mulher na sociedade e na história”. A segunda temporada já estreou e a cada semana, um novo episódio será lançado.
“Sonhe grande, mire distante, lute com bravura”.
O episódio de estreia conta a história de líder dos quilombolas jamaicanos do século 18, Nanny of the Maroons. A atriz MC, pesquisadora brasileira Roberta Estrela D’Alva conta a história desta garota que não podia ser capturada. Assim como no Brasil, os quilombolas eram escravos fugitivos que se escondiam na selva. A “Rainha Nanny” era uma de suas líderes, que os ensinou a usar o meio ambiente a seu favor e lutar. O legado da Rainha Nanny continua a inspirar ativistas e rebeldes até hoje. Um segundo episódio da série traz uma entrevista com a própria Roberta, que fala sobre as competições de poesia, os slam, e novas formas de enxergar o mundo.
Todas as quartas-feiras, até dia 23 de junho, um novo episódio será lançado. São onze histórias inspiradoras, de personagens reais retratadas nos livros, contadas por onze brasileiras. São elas: Roberta Estrela D’Alva, Mariana Ferrão, MC Soffia, Karina Oliani, Gabriela Manssur, Naruna Costa, Tassia Reis, Flavia Cintra, Stephanie Ribeiro, Lygia da Veiga Pereira e Alê Xavier. O projeto é do B9, um dos maiores produtores de podcasts do Brasil, com patrocínio e cocriação do Bradesco. A reprodução é gratuita e o podcast está disponível em todas as plataformas de streaming de áudio.
Histórias de Ninar
Os episódios do podcast “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes” são inspirados em narrativas dos livros escritos por Elena Favilli e Francesca Cavallo. Nos livros, a vida de cada uma destas mulheres inspiradoras é contada em uma página, de forma breve, como uma historinha curta para dormir. Há uma ilustração de cada uma delas, feita especialmente para a publicação. São cem mulheres destacadas em cada volume, incluindo personagens da atualidade. O formato de áudio permite, além da interpretação dramática, também um novo aprofundamento e mais detalhes de cada heroína. É um programa que pretende inspirar e aguçar a criatividade.
Entre as histórias narradas na primeira temporada, estão a vida de Frida Kahlo e Maria Calas, por exemplo. Os episódios inéditos que serão lançados vão falar de mais mulheres inspiradoras. Entre elas, uma escritora holandesa que ajudou a salvar a vida de muitos judeus ao escondê-los dos nazistas durante a II Guerra Mundial ou uma menina de 13 anos da Mongólia que venceu uma tradicional competição masculina de caça com águia. Escutar o podcast pode inspirar não apenas a conhecer mais mulheres extraordinárias, mas também a ‘ser’ e a entender o protagonismo feminino.
Brasileiras extraordinárias
Existem dois volumes de Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes. Cada livro conta a vida de 100 mulheres extraordinárias do passado e do presente. Entre elas, está Anita Garibaldi, heroína brasileira que lutou na Revolução Farroupilha, no século 19. Duas esportistas brasileiras dos dias de hoje também são retratadas: Marta Vieira da Silva, eleita melhor jogadora do mundo de Futebol diversas vezes, e Maya Gabeira, surfista profissional de ondas gigantes, recordista mundial feminina de maior onda surfada.
Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes Ouça o teaser da segunda temporada: https://open.spotify.com/episode/0FhihW6APTkdTQ4n2qKH51 Para ler os livros: http://vreditoras.com.br/catalogo/ Sobre a produtora: https://www.b9.com.br
Apoio do Bradesco
“O Bradesco criou o movimento #AliadosPeloRespeito para apoiar e discutir, internamente e externamente, causas relacionadas à equidade de gênero, etnia, deficiência e ao universo LGBTI+. A nossa parceria com o B9 nesse projeto se junta a esse conjunto de iniciativas de diversidade, pluralidade, equidade e inclusão, como o Bravoz e o Bradesco Women. Quando conseguimos ampliar essas vozes em tantas plataformas, sem dúvida damos um passo a mais na busca por uma sociedade melhor e mais sustentável”, diz Marcelo Salgado, gerente de Redes Sociais do banco.