Cobasi suspende, pelo quarto ano seguido, a venda de coelhinhos no período da Páscoa, visando o bem-estar animal e a posse responsável.
Um presente criativo, uma compra por impulso, a falta de consciência. Uma mescla destes três fatores levavam muitos adultos a comprarem coelhos branquinhos, de orelhas compridas para presentear na Páscoa. O encanto pelo bichinho várias vezes surgia de repente e, sem medir as consequências, um animal de estimação chegava em casa. Mas um coelho requer muitos cuidados e, segundo a Cobasi, não era raro que o arrependimento pela compra de impulso causasse maus-tratos ou mesmo abandono.
As megalojas da Cobasi vendem normalmente todos os animais que são permitidos para criação doméstica no Brasil. Pelo quarto ano seguido, a rede suspendeu a venda de coelhos em todas as lojas, no período da Páscoa. Trata-se de seguir a linha de conduta de estimular a adoção ou a compra consciente de um companheiro, seja de que espécie for. A campanha “Coelho não é brinquedo” tem início no próximo sábado, dia 20. Além de um cartaz sinalizando a campanha, os funcionários estarão atentos para esclarecer os motivos e a seriedade da suspensão desta venda.
Antes de adotar ou comprar coelhos…
- Pesquise sobre todas as necessidades do pet;
- Avalie sua rotina e planeje o futuro, afinal coelhos vivem por cerca de 10 anos e isso corresponde ao tempo de dedicação do tutor;
- Coelhos crescem e muito! Avalie se você terá espaço para um animal adulto;
- Faça as contas e verifique se os gastos correspondem ao que você pretende investir no pet;
- Tenha uma reserva financeira para emergências. Consultas com veterinários especialistas costumam ser mais caras;
- Antes de comprar um coelho, verifique se todos os moradores da casa então de acordo com o novo pet;
- Pesquise preços de gaiolas, alimentos e todos os itens que o pet precisará no dia a dia.
A gerente de marketing da Cobasi, Daniela Bochi comenta que esta prontidão da equipe e vários materiais de apoio são fundamentais para darem sentido à campanha: “não adianta apenas não vendermos estes animais, é preciso conscientizar as pessoas que os coelhos são pets. Que demandam espaço, cuidados, tempo e gastos financeiros. Por isso produzimos um material informativo, destacando que Coelho não é Brinquedo e explicando os que as pessoas precisam pensar antes de adquirir este pet”.
Além do material gráfico disponível e exposto nas lojas, no blog da Cobasi há um texto publicado em Páscoas passadas que é bastante explicativo. Ele descreve a importância da posse responsável de um animal de estimação. No caso dos coelhos, existem muitas particularidades que vão do crescimento do animal, às suas necessidades específicas alimentares, aos cuidados com higiene e saúde e também a importância de brincar com o bichinho. O coelho de estimação, como qualquer outro animal é um companheiro. Ele demanda tempo e carinho, além, é claro, de uma quantidade de dinheiro para se pagar todas as despesas relacionadas a ele.
Leia no Blog da Cobasi: /porque-nao-comprar-coelhos-por-impulso/