A versão inicial do aplicativo colaborativo Abeille Libras foi lançada nesse fim de semana, com conteúdo em vídeo, parceria com empresas especializadas e a possibilidade de inscrição em cursos.
O Abeille Libras se define como um projeto social, foi criado por dois jovens a partir de um projeto desenvolvido na Faculdade de Tecnologia, envolvendo a língua de sinais. O app tem algumas características que o diferenciam de outros voltados ao ensino de línguas, especialmente de Libras. Todos os vocábulos, palavras ou expressões são mostrados em vídeo, com pessoas e não desenhos. Fora isso, é um programa colaborativo, em que você pode sugerir palavras para serem incluídas e, tendo bom conhecimento da língua, pode se cadastrar como interprete e passar a ser colaborador da plataforma.
Os jovens desenvolvedores são Mayara Santos, recém formada no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Jackson Leite, que deve concluir o mesmo curso este ano. A dupla teve apoio de um dos professores da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga, que os apresentou à empresa GoodBros, voltada à comunicação acessível. O aspecto colaborativo do aplicativo já começou no desenvolvimento, com a chegada de mais um parceiro, a Libras na Ciência, que desenvolve cursos de formação inicial e continuada em Libras. A empresa atua também no desenvolvimento de materiais didáticos bilíngues, palestras sobre acessibilidade e inclusão, entre outras frentes.
APP
O aplicativo está em sua primeira versão, lançado inicialmente para Android, portanto ainda passando por ajustes. É um app gratuito, que tem funcionalidades de extensão pagas, em uma versão PRO. Uma das limitações da versão gratuita é a quantidade de vídeos rápidos disponíveis. Esse limite não interfere, no entanto, na consulta ao dicionário e às imagens do alfabeto e dos números. Uma característica interessante do dicionário é a definição das palavras, sempre disponível em texto, que apoia a explicação sobre alcance e uso de cada sinal.
No dicionário, além do vídeo com o gesto para cada palavra, as definições incluem a extensão do uso de cada palavra, por exemplo: “Bate-papo: Conversação informal, animada e despretensiosa; papo, cavaco.
A característica colaborativa do aplicativo, inclui não apenas a sugestão de vocábulos pelo usuário, mas a possibilidade de inscrição de novos interpretes para alimentarem o sistema. É importante ressaltar que antes de um novo interprete ter seu vídeo incluído no Abeille Libras, esse conteúdo passa pela curadoria e revisão da equipe do Libras na Ciência. Abaixo de cada vídeo está o nome e o contato do interprete, o que possibilita ao usuário, caso tenha dúvidas, de checar diretamente com ele. Na versão inicial, alguns vídeos ainda não incluem os dados da interprete, mas imaginamos que logo estarão todos lá.
Parceiros especialistas
O fundador da GoodBros, Rodrigo Credidio, que chegou ao projeto indicado por um professor dos desenvolvedores do aplicativo, é especialista em comunicação inclusiva. Ele trabalha há muitos anos como consultor na área e propôs a parceira com Rafael Dias Silva, diretor da empresa Libras na Ciência. Rafael é mestre em educação especial e professor de Educação Inclusiva e Diversidade e interpreta alguns dos sinais no aplicativo.
O nome da Ferramenta
Uma ferramenta brasileira que ensina o uso de uma língua de sinais nacional tem nome em francês, não sem motivo. Os desenvolvedores Mayara e Jackson quiseram homenagear o abade francês L’Epée, que criou o que viria a ser a primeira língua de sinais e escola para surdos na história. A comunicação entre as abelhas e sua característica de colaboração definiu Abeille como nome para o aplicativo.
A dupla de desenvolvedores, em conjunto com seus parceiros, espera que se amplie a língua de sinais no cotidiano dos brasileiros. Ao se aprofundar no assunto, eles perceberam que apesar dos direitos já conquistados, como o reconhecimento da Libras como “meio legal de comunicação e expressão” no Brasil, há muito que se avançar. A comunidade surda ainda demanda que a língua de sinais esteja mais incluída no cotidiano do brasileiro, não apenas entre pessoas surdas e intérpretes.
Abeille Libras Link para loja playstore.abeillelibras Instagram: @abeillelibras Parceiros: DNA USP https://hubusp.inovacao.usp.br/empresas GoodBros http://www.goodbros.com.br Instagram @goodbros Libras na Ciência https://instituto-elr.eadbox.com/ Instagram @librasnaciencia