Dia da Música Popular Brasileira

imagem em preto e branco, ilustraçao classica da compositora Chiquinha gonzaga com uma mão no queixo, (apoiada sobre um tampo de piado que nçao aparece) e partituras ao lado.
Chiquinha Gonzaga, aniversariante homenageada com o Dia da Música Popular Brasileira,

A data foi escolhida em homenagem a uma compositora brasileira, no entanto, no levantamento das músicas mais gravadas, apenas uma tem autora mulher.

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento das músicas brasileiras mais gravadas oficialmente em todos os tempos. É certo que as músicas mais recentes podem ter menos chances de figurar na lista, por serem números absolutos. De qualquer forma, as primeiras colocadas do ranking são conhecidas por todas as gerações. Uma curiosidade é que o Dia da Música Popular Brasileira foi escolhido em homenaagem a uma mulher, mas entre as 15 músicas mais no gravadas de todos os tempos a predominância ainda é masculina.

A maestrina e compositora Chiquinha Gonzaga, que rompeu diversos preconceitos em sua vida, nasceu em 17 de outubro 1847. Foi em sua em homenagem a escolha deste dia para celebrar a Música Popular Brasileira. No levantamento feito pelo Ecad, a compositora Anastácia é a única mulher que figura entre os 15 primeiros colocados. Sua canção “Eu só quero um xodó”, em parceria com Dominguinhos, aparece na décima quarta colocação. Os três primeiros lugares são quase um empate técnico: Aquarela do Brasil, Garota de Ipanema e Carinhoso.

Segundo o Ecad, houve uma troca de posições nesta liderança, com relaçao ao levantamento que havia sido feito em abril. “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, voltou ao topo, com 414 gravações. “Garota de Ipanema”, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, agora ocupa a segunda posição com 413 e está à frente de “Carinhoso”, de Pixinguinha e Braguinha, com 411 gravações e era a primeira colocada no ranking anterior. Enquanto a diferença da primeira à terceira é de apenas 3 gravações, desta para a quarta colocada, “Asa Branca”, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, a distância é de 54 gravações oficiais.

Segundo o Ecad, as alternâncias no ranking ocorrem a partir do cadastro de novas gravações de músicas nas associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), que formam a gestão coletiva no Brasil e administram o Ecad.

Veja o ranking das 15 músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos:
PosiçãoMúsicaAutoresGravações
1Aquarela do BrasilAry Barroso414
2Garota de IpanemaVinicius de Moraes / Tom Jobim413
3CarinhosoBraguinha / Pixinguinha411
4Asa brancaHumberto Teixeira / Gonzagão357
5Manhã de carnavalAntonio Maria / Luiz Bonfá292
6Eu sei que vou te amarVinicius de Moraes / Tom Jobim267
7CorcovadoTom Jobim252
8Chega de saudadeVinicius de Moraes / Tom Jobim251
9WaveTom Jobim247
10DesafinadoNewton Mendonca / Tom Jobim237
11As rosas não falamCartola221
12O barquinhoRoberto Menescal / Ronaldo Bôscoli208
13InsensatezVinicius de Moraes / Tom Jobim202
14Eu só quero um xodóDominguinhos / Anastácia195
15O menino da porteiraLuizinho / Teddy Vieira193
fonte: Ecad

Outras listas comemorativas produzidas pelo Ecad

Veja as mais executadas no Brasil, destes quatro aniversariantes!  
Sting fez 70 anos
Bethânia fez 75 anos 
Alceu Valença fez 75 anos
Fernanda Abreu fez 60 anos!