Instalada em uma rua tranquila do Campo Belo,a casa é a quarta loja do francês Pascal Abadie, somando-se a outras três também neste entorno.
A primeira unidade da padaria artesanal Jules L’art du Pain foi aberta há cerca de quatro anos, em Moema Índios. Depois vieram uma segunda unidade na Vila Nova Conceição e a terceira, que concentra os sorvetes e a produção de doces, também em Moema. A Jules do Campo Belo oferece produtos artesanais de cinco áreas da gastronomia: boulangerie (pães), pâtisserie (doces franceses), viennoiserie (folhados), charcuterie (embutidos) e glaciers (sorvetes).
O chef Pascal Abadie faz questão de acompanhar a produção de todos os itens comercializados. Ele conta que, até o momento, apenas os queijos não são de produção própria. Os demais são confeccionados a partir de receitas próprias, em processos que priorizam a máxima saudabilidade. Há um cuidado na escolha de cada ingrediente e em especial das farinhas usadas, que diferem em índice glicêmico e são específicas para cada tipo de pão ou doce
“Acima de tudo, nossa marca está baseada em quatro pilares: a produção artesanal; o uso de ingredientes da melhor qualidade, livres de aditivos químicos e corantes; a exclusividade das receitas e, ainda, a busca incessante por conciliar produtos de ótima qualidade a preços acessíveis”, enfatiza Pascal. O chef conta que suas casas têm a mesma resposta das similares na França, com os pães como carro chefe, responsáveis por cerca de 50% da vendas.
A característica similar às ‘padarias’ de sua terra natal conquistou os conterrâneos no Brasil. O sotaque francês é uma constante entre os fregueses da casa. A aprovação da comunidade francesa corresponde ao cuidado de Pascal, que para manter a qualidade dos produtos supervisiona diretamente o treinamento dos funcionários. “Para um padeiro aprender todas as técnicas da boulangerie, ele passa cerca de um ano e meio em treinamento’, conta o chef.
Cardápio da Jules
A variedade de pães do cardápio é grande. O produto mais tradicional, a baguette de tradition française, custa R$ 8,90. Existe uma variação com diferentes grãos, como chia, linhaça e gergelim, por R$ 9,40. Conhecido nas padarias brasileiras como pão francês, a Jules oferece o produto com o nome de pão brasileiro! Há ainda os integrais, os rústicos, brioches e ciabatas em diferentes tamanhos e variações.
Os pães são além de muito saborosos também bonitos de se ver. O pão de cacau, especialmente, tem uma coloração escura que chama a atenção. Quem não é especialista, poderia sentir falta da citação dos croissants. Eles, claro,são produzidos, em um processo separado dos pães, a Viennoiserie. Existem diversas opções salgadas ou doces que valem ser provadas. O cardápio da Jules sugere pedir alguns destes croissants com recheio, como sanduiches.
A confeitaria e a gelateria francesas
Os processos de produção de doces e sorvetes, especialmente na culinária francesa, exigem uma dedicação diferente, em tempos, utensílios, temperaturas e ingredientes. Por isso, Pascal Abadie criou um laboratório especial em Moema, junto à unidade especializada em sorvetes, para esta produção que serve todas as casas diariamente. São oferecidos diversos ícones da confeitaria francesa, como alguns folheados, tortas lindas e deliciosas e famosos macarons.
Os sorvetes são feitos a base de água ou leite, sempre com ingredientes naturais, sem corantes, essências ou adição de gorduras. O cliente da casa terá sempre novidades entre os sabores de sorvetes sazonalmente produzidos e também das casquinhas. Elas têm cores que chamam a atenção e atraem desde a chegada à nova cada no Campo Belo. A ‘sorveteria’ fica logo na entrada e casquinhas artesanais de cores fortes são expostas como um convite.
Jules L’art du Pain Unidade Campo Belo Rua Gabriele D'Annunzio, 1379 Fone: (11)5561-0856 ou (11)95035-2227 De seg. a dom, das 7h às 20h. Instagram @padariajules Site: www.julesdelivery.com.br