Primeiro reality show dedicado ao banho e tosa de animais na América Latina é uma produção brasileira independente, com sotaque chileno.
O Erick’s Groomer Race é um formato inédito criado pelo badalado tosador Erick Castillo, com produção indepentente, totalmente filmado em Curitiba. A repercussão da primeira temporada foi tanta, mesmo antes de sua estreia no ar, que já está prevista uma segunda temporada com tosadores do Brasil todo. São 10 episódios, editados em cerca de 50 minutos, com duas provas e uma eliminação ao final de cada um. Ao lado de Érick, estarão dois “conselheiros de juri”, seu marido e também profisisonal da área, Jeff Braz, e um convidado novo a cada episódio do reality show.
Érick Castillo trabalha como tosador, ou groomer, há mais de 15 anos. Ele começou na carreira quando ainda morava no Chile e, depois de mudar para o Brasil, se aperfeiçoou e viu sua carreira deslanchar. A estética animal não é uma coisa nova no mercado. Ela existe desde que donos começaram a cuidar dos pelos e da beleza de seus pets, ainda que algumas vezes de forma questionável. O criador do novo formato de reality show explica que a ideia do programa é exatamente mostrar a importância do respeito aos pets e de como cuidar da estética prezendo pelo bem estar dos animaizinhos.
A inspiração para o reality veio de uma competição culinária de TV, confessa Érick, por isso algumas semelhanças podem ser percebidas. A temporada tem início com 10 profissionais de banho e tosa, que submeteram seus curriculos para seleção. A cada semana, um deles é “tosado” do programa. São duas provas diferentes a cada capítulo. A primeira, para todos, é mais longa e elaborada: são em média duas horas para execução. Érick e seus conselheiros do juri, passam pelas bancadas, conversam analisam e no final fazem um ranking. Os dois que tiverem menos destaque passam à segunda prova que é um mini desafio de banho e tosa simples.
A tarefa inicial de cada programa tem um tema central para ser elaborado, entre questões sociais atuais. Érick adianta que irão falar de diversidade, de patologias e abandono, entre outros. A criatividade, além da técnica contarão muito nesta etapa. Em linha com o ponto central do reality show, o respeito aos animais, o idealizados do programa adianta: “Para estas provas consideradas de ‘tosas extremas‘, não são usados animais de verdade, uma vez que nossa mensagem é de total respeito. Cada tosador trabalha com um ‘dog model‘, ou um boneco de cachorro em tamanho real”.
A seleção dos animais para o programa também leva em conta o respeito. Érick, que além de tosador consagrado agora também está cursando medicina veterinária, diz que teve especial cuidado neste ponto. Cada um dos competidores deve levar seu animalzinho convidado. “Existe uma ligação afetiva entre o tosador e seu cliente pet, esta troca que eles possuem deixa os cães mais tranquilos e relaxados para participar do banho e tosa, seja no programa, seja no dia-a-dia do petshop”, explica.
“O diferencial do nosso programa é o respeito. Os animaizinhos são fontes de felicidade e precisam ser tratados assim. Não podemos trabalhar com eles e não ter respeito. Os animais merecem esse amor.”
Erick Castillo, criador do Ericks Groomer Race,
No Brasil, o mercado pet está em constante crescimento. Durante o primeiro ano da pandemia, enquanto diversos setores apresentaram uma retração, o mercado de produtos e serviços para pets cresceu 7%, gerando um faturamento de R$ 40 bilhões. Levantamento publicado pela Forbes aponta que somos o 2º país no mundo a investir e gastar mais no mercado de pets, ficando atrás apenas dos EUA. Outro levantamento, do Instituto Pet Brasil mostra que mais da metade dos domicílios brasileiros têm cães ou gatos entre os familiares – um mercado consumidor imenso, com mais de 37 milhões de lares.
Estes números levam a outra constatação interessante: o Brasil é 2º maior consumidor de programas pet do mundo, com projeção de 37 milhões de lares ligados neste conteúdo, numa média de 80 milhões de pessoas. Existem pelo menos 4 canais exclusivos para animais e ainda alguns programas específicos em outros canais de televisão aberta e fechada. O Érick’s Groomer Race estreia inicialmente no Youtube, mas não é impossível que o sucesso o leve a outras telas. A produção do programa contou com patrocínios importantes que garantiram não apenas a relização do programa, como um prêmio de R$20mil ao vencedor, além do trofeu de ‘Melhor Groomer do Brasil”.
Erick's Groomer Race Estreia dia 08 de maio, pelo Youtube. Todo domingo, um episódio inédito. Assista em: youtube.com/ericks groomer race Instagram: @ericksgroomerrace Mais informações pelo site ericksgroomerrace.com.br/ Patrocinadores: Sanhattan Pet Lifestyle, Empório Pet, Ingraph Decor.
Assista à chamada do reality show
*com apoio de pesquisa da equipe do Érick Groomers Race