Não assinantes do canal terão 30 dias de graça para assistir a “Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino” ou ainda em duas datas pelo site na internet.
O documentário “Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino” foi exibido em duas importantes mostras de cinema, a Mostra SP e o Festival do Rio. Na próxima quinta-feira, dia 12, ele estreia na TV, no canal Curta!, com uma degustação para não assinantes, no site do canal e por seu Clube de Documentários. O filme é dirigido pela filha do artista, Fabrizia Alves Pinto, e mostra o cartunista em primeira pessoa contando as histórias da sua vida e da sua trajetória profissional.
A diretora, como não poderia deixar de ser, tem uma abordagem afetuosa e intimista do personagem, seu pai. São 100 minutos de filme, em que Fabrizia apresenta casos marcantes na carreira de Ziraldo, através de trechos de entrevistas concedidas por ele em diversos períodos de sua trajetória. O artista, que completa 90 anos em outubro, nasceu e passou a infância no interior de Minas Gerais, morando ainda em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.
Ao longo do documentário, Ziraldo fala da leitura de gibis ‘estrangeiros’ na infância, como “Batman” e “Super-homem”. Que ainda criança criou seus primeiros quadrinhos, sobre um astronauta, o capitão Tex. “A minha vida começa exatamente aos 8 anos. É o ano em que o menino é uma criança, não viveu ainda, mas já discerne, já tem opinião própria e já fez descobertas incríveis”. Não por acaso, o Menino Maluquinho tem essa idade.
O filme apresenta ainda, através dos depimentos de Ziraldo, sua amizade com o Millôr Fernandes e sua parceira no trabalho. Na época da ditadura, o artista publicou ilustrações antológicas em “O Pasquim” e no “Jornal do Brasil”. Também participou de campanhas de valorização do produto nacional. O personagem Pererê, por exemplo, surgiu de uma destas campanhas. “Não é combater o que está entrando (de fora). É dar força para a permanência dos valores daqui“, observa Ziraldo.
ZIRALDO – ERA UMA VEZ UM MENINO... Produção: Lumen Direção: Fabrizia Pinto. Duração: 100 min. Classificação: Livre. Estreia quinta(12), às 22h. Sinal aberto 30 dias no Curta!On com o cupom ZIRALDO. Acesso gratuito no site do canal, dias 12 e 15 de maio, às 22h.
Sinopse ZIRALDO – ERA UMA VEZ UM MENINO... é o retrato do artista por ele mesmo. O filme retraça a trajetória e a obra de Ziraldo, por meio de depoimentos e entrevistas concedidos por ele ao longo de mais de quarenta anos, e de sua vasta produção artísti/ca. Uma história onde vida e arte estão entrelaçadas, contada por sua própria voz e emoção. No documentário ele faz reflexões sobre seu processo de criação, seus personagens, família, política e seu país. Ziraldo, cuja obra tem encantado gerações e gerações de brasileiros, é um artista múltiplo. Desenhista, jornalista, escritor, autor de histórias em quadrinhos, caricaturista, chargista e designer é também dono de uma personalidade tão exuberante quanto sua obra, homem de mil e um amigos, das redações de jornais, revistas e televisão e da militância política. A dinâmica entre cada etapa da sua vida, cada nova descoberta, com suas obras e seus personagens é o eixo desse documentário afetivo, realizado pela cineasta Fabrizia Pinto, sua filha.
Sobre o Grupo Curta! O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros. Os veículos de exibição são o canal Curta! de TV por assinatura, o clube de documentários Curta!On e também o site do canal. Também faz parte do Grupo, a Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma pacote de conteúdo segmentado por área de interesse.
"Ziraldo - Era Uma Vez Um Menino" foi viabilizado por uma pré licença pelo canal Curta! e com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).