Além de Moema: Comemorações do Dia da Amazonia

senhora idosa da Amazônia trabalhando em Cestaria (tribo Baniwa)
Exposição no CCSP vai mostrar a linguagem criativa povos indígenas da Amazônia, como os Baniwa (divulgação)

Eventos agendados para este sábado, 03 de setembro, no Centro Cultural São Paulo e em uma cervejaria na Zona Norte, refletem a urgência da proteção da Amazônia.

O Dia da Amazônia é celebrado em 05 de setembro que, por cair em uma segunda-feira, terá várias de suas comemorações realizadas de forma antecipada neste sábado. Dois grandes eventos acontecem em São Paulo, distantes de Moema e região, mas que vale a visita. Na cervejaria Tarantino, na região do Limão, na zona norte, um festival de dia inteiro terá música, poesia e arte. Já no Centro Cultural São Paulo, no Paraíso, sábado será a abertura de um festival que ficará aberto durante um mês.

Os eventos tem em comum, além da celebração da Amazônia, o intuito de chamar a atenção do país para a necessidade de preservação do bioma. A presença de pensadores e artistas dos estados que compõe a Amazônia Legal brasileira permite a troca de experiencias e conhecimentos. O evento do CCSP faz parte do calendário oficial do Design Weekend 2022 e reforça a importância do artesanato como expressão dos saberes e da cultura popular da região. 

Festival Vozes da Amazônia, dia 03 de setembro 

A primeira edição do Vozes da Amazônia terá 10 horas de programação, à tarde e à noite deste sábado, na Cervejaria Tarantino, na zona norte de São Paulo. Será um encontro cultural com música, culinária, literatura, artesanato, poesia, rodas de conversa e intervenções artísticas. O evento foi idealizado pelo paraense Silvan Galvão e contará com a participação de artistas e artesãos de diversos estados da Amazônia.

O artista destaca que além da natureza exuberante, de fauna e flora inigualável, que precisa ser preservada, a Amazônia é também o povo, os costumes e crenças e sua cultura. Ele reforça que os ‘filhos da amazônia’ possuem uma relação de harmonia com seus territórios. Em eventos como este eles vão encontrar espaços para falar por si, porque precisam que suas vozes sejam ouvidas.

Três dos nove artistas que interpretam a canção Kwá Yãné Rẽdawa, que em nheengatu significa “esse é o nosso lugar” estarão presentes no evento e farão sua primeira interpretação ao vivo, num pré-lançamento.

Festival Criativos por Tradição, de 03 de setembro a 03 de outubro.

Festival Criativos por Tradição acontece ao longo de um mês no Centro Cultural São Paulo, no Paraíso, com fácil acesso pelo metrô. Haverá exposição, seminário, oficinas e feira de artesanato amazonense. Oito designers de diferentes comunidades envolvendo povos indígenas como os Baniwa e krahô, vilas de ceramistas tapajônicos e povoados de seringueiros participam da Exposição Conexões Amazônia.

O foco da mostra é revelar a história, o modo de vida, os saberes populares e a linguagem criativa destas comunidades. Além do valor cultural, um aspecto importante da produção do território é a questão da sustentabilidade, porque uma das grandes contribuições destas comunidades tradicionais para a nossa sociedade é o seu modelo de inter-relação com a natureza. Além dos objetos a exposição também irá contar com recursos de fotografias e audiovisual.

A programação do Festival Criativos por Tradição inclui ainda um seminário com pensadores da Amazônia, entre artesãos, pesquisadores e ativistas. Eles devem provocar algumas discussões e reflexões sobre políticas públicas, mercado e iniciativas para o desenvolvimento sustentável. Também serão oferecidas oficinas com os próprios artesãos, transmitindo suas técnicas. Na feira de artesanato, que acontece todos os dias, estarão a venda diversos produtos da Amazônia.

O Festival pode ser visitado através de uma plataforma virtual (link abaixo), que terá tour pela mostra, conteúdos sobre o universo do fazer artesanal da Amazônia, além da exibição das palestras do seminário e das oficinas.

Música e clipe Kwá Yãné Rẽdawa serão lançados dia 05 de setembro

A música Kwá Yãné Rẽdawa, que em nheengatu significa “esse é o nosso lugar”, é um abraço fraterno entre os estados que compõem a Amazônia brasileira. Ela poderá ser conhecida em pré-estreia, ao vivo, no evento de sábado. O vídeoclipe será lançado no dia da Amazônia, 05/09, pelos canais do Silvan Galvão e do Projeto Saúde e Alegria e a música estará nos principais canais digitais (pré save) com apoio do Selo Alter do Som.

O clipe foi filmado em sete dos nove estados da Amazônia Legal com a participação de artistas locais. Do Pará, Silvan Galvão e Nilson Chaves, anfitriões do projeto, além do compositor Joãozinho Gomes e da atriz Dira Paes. Do Amapá, a cantora Patrícia Bastos e do Acre, Graça Gomes. O Amazonas é representado pela artista Ellen Fernandes, Roraima pela a cantora Euterpe e Rondônia por Bado. O sétimo estado que participa é representado pelo artista que leva seu nome: Genésio Tocantins.

Festival Vozes da Amazônia
Sábado, 03 de setembro
Das 13h às 22h
Cervejaria Tarantino
Rua Miguel Nelson Bechara, 316, Jardim das Graças
Ingressos entre R$15 e R$45
À venda em sympla.com.br/vozes-da-amazonia
Mais informações e programação completa @festivalvozesdaamazonia 
Acompanhe também o Instagram da @cervejariatarantino
Festival Criativos por Tradição  
Centro Cultural São Paulo  
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
De 03 de setembro a 03 de outubro de 2022
Terça à sexta, das 10h às 20h
Sábado e Domingo, das 10h às 18h  
Entrada Gratuita  
Saiba mais em www.festivalcriativosportradicao.org.br  

O Festival Criativos por Tradição tem patrocínado do Instituto Vale Cultural, com o apoio Pernambucanas e é promovido pela Artesol.

Sobre a Artesol, promotora do Festival Criativos por Tradição, conheça mais pelo site www.artesol.org.br e pelas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter ou Youtube.

Sobre o Saúde e Alegria saiba mais pelo site saudeealegria.org.br e pelas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter ou Youtube.