Variedades: dicas para renovar energias da casa com Feng Shui

A arte milenar chinesa chamada Feng Shui pode ser aplicada às residências, com objetivo de promover harmonia através de cores e posicionamento de objetos entre outros.  

O Feng Shui é considerado por muitos como uma ciência, mais que uma filosofia ou arte. Sua meta é equilibrar a energia e o fluxo energético dos ambientes, trazendo harmonia. Ainda que o leitor possa ser cético, vale a pena ler aqui algumas das sugestões apresentadas, já que não é preciso acreditar para adotar. Existem dicas que, independentemente do Feng Shui, fazem sentido. Uma delas tem seu valor cientificamente comprovado: manter a tampa do vaso sanitário fechada!

O termo Fengu Shui une dois ideogramas que representam o vento e a água. A organização que ele propõe, orientada espacialmente pela energia de elementos fogo, terra, metal, água e madeira, pode ser aplicada em casas e escritórios. Para se fazer essa análise é usado o chamado Baguá. Sua imagem (abaixo) seguramente já foi vista antes em algum momento pelo leitor. Este octógono, colocado sobre a planta do imóvel, vai mostrar como equilibrar a energia dos ambientes de acordo com a sua função.

Mesmo quem não desenhou ainda o mapa de sua casa relacionado com os ‘guás’ do Feng Shui pode se antecipar e colocar em prática algumas das dicas desta filosofia que servem para todos. A estudiosa do Feng Shui, Katrina Devilla, espiritualista da iQuilíbrio, comenta que ele é um ótimo aliado para ativar vibrações positivas e deixar o ambiente físico mais agradável e harmonioso. “Isso porque as energias negativas são filtradas e transformadas em energias positivas”.

Dicas que valem para todos

Desapego: Descarte coisas que você não usa mais. Permita-se desapegar daqueles objetos que não são mais do que meras lembranças, e se for para ter exceções, que sejam por memórias afetivas. Lembre-se que um ambiente com coisas paradas não gera movimento, pois está carregado de energia estagnada.

Ritual de purificação:  Espalhe sal-grosso pelos 4 cantos de cada cômodo da sua casa, e deixe assim por 2 dias inteiros. No terceiro dia, recolha todo o sal, mas use luvas e evite o contato com a sua pele. Contudo jogue fora o mais longe possível de sua casa.

Mude as coisas de lugar:  Troque a disposição de alguns móveis, para mudar a energia da casa e renovar o astral. Mas certifique-se que nenhum móvel esteja  em locais que atrapalhem a passagem, tudo deve estar posicionado de maneira a permitir que as energias fluam. 

Aposte na cor violeta:  Como a cor do ano de 2023 será violeta, será um ano muito importante para posicionar melhor objetos nesse tom! Isso vai ajudar a trazer mais foco, concentração, paz, tranquilidade e todos esses aspectos que podemos associar aos tons de violeta.

E a cor branca: ela terá um efeito complementar na regência de violeta, representará a união de todas as cores, trazendo uma forte paz e harmonia.

Invista em plantas: Tenha plantas que trazem bem-estar, calmaria, prosperidade e que vão auxiliar na limpeza energética dos moradores, como Lírio da paz, suculentas, violeta e pleomele. 

Cristais:  Além de lindos, eles promovem cura, equilíbrio e alinham a espiritualidade. Katrina Devilla indica dois para se ter em casa. A Turmalina Negra combate as energias negativas. É excelente contra o mau-olhado, aumenta a vitalidade, a lucidez, dispersa a tensão e o estresse e melhora nossa positividade em relação à vida. E o Citrino, que atrai abundância e prosperidade, aumentando nosso ânimo e positividade. Combate as discórdias e aumenta nossa alegria de viver. 

Acesse www.iQuilibrio.com.br para conhecer mais sobre Feng Shui e várias práticas esotéricas.