Começa amanhã, quinta (12), a Estação Férias, no Museu da Língua Portuguesa, com o tema “nossas palavras são flâmulas” e um olhar para as línguas indígenas.
A língua e a cultura dos povos originários do Brasil, apresentadas na exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, inspiram também a atividade de férias no Museu da Língua Portuguesa. Começa nesta quinta, 12 de janeiro, o Estação Férias – nossas palavras são flâmulas. As atividades vão até o sábado, dia 28, e incluem oficinas, brincadeiras e leitura. Esta programação é gratuita e acontece no Saguão B da instituição.
De uma forma lúdica, os participantes, crianças e famílias, vão aprender algumas palavras em línguas indígenas. Vários nichos ficarão instalados no espaço, com almofadas-cobras para crianças pequenas, livros de literatura indígena com esteiras e almofadas para leitura, além de locais para a criação de carimbos grandes e a construção de instrumentos, entre outros.
As atividades monitoradas acontecem de quinta a sábado. Às quintas e às sextas-feiras, em quatro horários (10h, 11h, 13h30 e 15h), será oferecida a oficina nossas escritas são flâmulas, em que o participante será convidado a criar pequenas bandeiras com frases e palavras pintadas a partir da técnica do stencil.
Aos sábados, acontece a chamada Caravana Lúdica, com jogos de diferentes épocas e partes do mundo, feitos em madeira reciclável, tecido e tinta, muitos deles considerados patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. Além da diversão e do contato com novos jogos e suas regras, é um momento aprendizado da história desses jogos e suas origens.
No feriado do aniversário de São Paulo, quarta, 25 de janeiro, também haverá programação de férias no Museu da Língua Portuguesa, com a Caravana Lúdica, das 10h às 17h e, ainda, às 11h, uma apresentação do Coral Mirim Guarani.
A exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre línguas e culturas indígenas do Brasil, está aberta no horário do museu, de terça a domingo. Ela está em cartaz até abril de 2023, com patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Museu da Língua Portuguesa Praça da Luz, s/nº - Luz - Centro de São Paulo Estação Férias - nossas palavras são flâmulas De 12 a 28 de janeiro De quinta a sábado, das 10h às 17h No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa Grátis Oficina nossas escritas são flâmulas Às quintas e às sextas-feiras, às 10h, 11h, 13h30 e 15h Ocupação Caravana Lúdica Aos sábados e no dia 25 de janeiro (quarta-feira), das 10h às 17h Apresentação do Coral Mirim Guarani Dia 25 de janeiro (quarta-feira), às 11h
Exposição principal e mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados e para crianças até 7 anos
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e gestão do IDBrasil. A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.