Já é possível para estrangeiros alugar as bicicletas laranjinhas compartilhadas na cidade de São Paulo e em várias outras cidades da América Latina
Quem pedala ou caminha sabe que esta é uma forma de se relacionar com as cidades bem diferente do que apenas usar automóveis. De bicicleta ou à pé os detalhes aparecem e a receptividade parece ser até maior entre as outras pessoas. Para possibilitar aos turistas pedalarem mais facilmente por São Paulo – e outras cidades onde existe o sistema de compartilhamento – a Tembici ampliou as possibilidades de cadastro em seu sistema, permitindo que pessoas de outros países usem seus passaportes para identificação.
Segundo a Tembici, a Embratur espera mais de 800 mil turistas estrangeiros neste verão no Brasil. Em algumas das cidades mais procuradas por este público já existe o sistema de compartilhamento das laranjinhas, que tem planos de expansão. Até o fim do ano a empresa pretende estar operando nas capitais dos sete estados mais procurados pelos visitantes internacionais (São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis).
Para os estrangeiros pedalarem em São Paulo, ao lado dos paulistanos e turistas nacionais, há uma grande oferta de bikes. Apenas o sistema da Tembici tem 2700 bicicletas para compartilhamento, distribuídas em 260 estações. Muitos dos estrangeiros já tem o hábito de se locomover desta forma em seus países de origem e sentiam falta de poder alugar uma bike por aqui. Eles poderão aderir aos planos existentes de compartilhamento, seja por viagem, por dois dias ou os mensais.
“Além da democratização do espaço público, construção de cidades mais inteligentes, com trânsito funcional e qualidade de vida para as pessoas, os sistemas de bicicletas compartilhadas têm papel fundamental para a sustentabilidade das cidades, pois contribui significativamente para a diminuição de emissão de CO2. Somente em 2022, as viagens com as bikes economizaram potencialmente 10 mil toneladas de CO2, o equivalente ao oxigênio limpo produzido por mais de 70 mil árvores”, comenta Gabriel Reginato, diretor de Negócios da Tembici.
Passo a passo para os turistas pedalarem as bikes compartilhadas
1 – Instalar o App da Bike Itaú ou da Tembici no celular, e iniciar cadastro com o e-mail;
2 – Na próxima tela, selecionar país, informar número do passaporte, código de verificação (número anterior a sigla do país na parte inferior esquerda da página), nome completo, data de nascimento e aceitar os Termos de Uso;
3 – No próximo passo, informar telefone para validação com SMS;
4 – Após validação, a pessoa poderá escolher e comprar um dos planos disponíveis na plataforma, e pronto: ela estará cadastrada para utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas da Tembici e pedalar à vontade por toda a cidade.
No Brasil as bikes laranjinhas compartilhadas estão em 10 cidades. Além de São Paulo, aqui no estado é possivel pedalar na Riviera. Além disso há bikes no Rio de Janeiro, Brasília, Vila Velha, Salvador, Porto Alegre e em três cidades de Pernambuco: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.