Brasil está confirmado nas Olimpíadas Especiais Berlim 2023

Imagem da participação brasileira nos últimos Jogos Mundiais – Abu Dhabi 2019
Imagem da participação brasileira nos últimos Jogos Mundiais – Abu Dhabi 2019

Organização brasileira que reune atletas com deficiencia intelectual levará delegação para o evento esportivo que acontece em junho na capital da Alemanha

Assim como as Olimpíadas e Jogos Paralímpicos, também os jogos para atletas com deficiência intelectual acontecem de quatro e quatro anos. Este ano, a edição das Olimpíadas Especiais acontece em Berlim, entre os dias 17 e 25 de junho. A organização prevê a participação de mais de 7 mil atletas, de mais de 190 países, competindo em 26 esportes de verão. O Brasil estará lá com uma delegação de 36 integrantes, entre atletas, técnicos, médica e diretores, que disputará medalhas no atletismo, basquete 3×3, bocha, ginástica rítmica, natação, tênis e tênis de mesa.

Serão nove dias de competições, emocionantes e inspiradoras. Para quem estiver na cidade e quiser prestigiar, há vários eventos gratuitos e os que tem ingresso pago tem valor bastante acessível. A competições na cidade de Berlim (basquete 3×3, ciclismo, vôlei de praia), Bad Saarow (golfe), Grünau (caiaque, natação em águas abertas) e Wannsee (vela) são gratuitas. Já o boliche será realizado em local fechado, sem espectadores. A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Especiais de Berlim será no Estádio Olímpico e tem ingresso pago, já o encerramento dos jogos acontece no Portão de Brandemburgo com acesso gratuito.

A participação brasileira acontece por meio de uma organização chamada Olimpíadas Especiais Brasil (OEB), que há 35 anos representa a organização internacional no território nacional. “Estivemos na edição mais recente dos Jogos Mundiais, realizadas em Abu Dhabi, em 2019, e fomos muito bem, ficamos muito orgulhosos das várias conquistas pessoais e coletivas dos nossos atletas”, comenta Thomas Goman, presidente das Olimpíadas Especiais Brasil.

Além das modalidades disputadas exclusivamente por atletas com deficiencia intelectual, existem também as que tem o formato de Esportes Unificados, nas quais pessoas com e sem deficiência jogam juntas, sendo as últimas como atletas parceiros. Entre as deficiencias intelectuais mais conhecidas estão a Síndrome de Down, o Autismo e a Síndrome do X Frágil. Existem muitos outros tipos de deficiência intelectual, em todos têm causas conhecidas, mas todos podem ser acolhidos nos jogos.

SOBRE OLIMPIADAS ESPECIAIS BRASIL

Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver, criado para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte. No Brasil, as Olimpíadas Especiais atuam em 13 modalidades esportivas e alguns programas especiais que envolvem também as famílias. O programa é conduzido por voluntários e por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.

Saiba mais sobre os jogos de Berlim em specialolympics.org

Outro trabalho sério com pessoas com deficiencia intelectual, que é realizado há 40 anos em São Paulo e precisa de apoio é o da ONG A Alternativa. Veja uma das formas de apoiar em Bazar de Dia das Mães em benefício da Alternativa

Além dos apoiadores que ajudam a manter a estrutura das Olimpíadas Especiais Brasil presente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, para viabilizar financeiramente a ida da delegação brasileira, a OEB contou com patrocínio da Colgate-Palmolive, via Lei do Incentivo ao Esporte.