Retiro da Brahma Kumaris promove bem-estar e equilíbrio

local do evento, com uma árvore florida em primeiro plano
Retiro acontece em uma área preservada de mata atlântica (foto divulgação)

Evento será realizado pela organização internacional Brahma Kumaris, nos dias 07 e 08 de outubro, em um refugio em Serra Negra, em área de mata atlântica, com vagas limitadas.

Apesar da primeira ideia geralmente associada ao termo ‘retiro’ ser “religião”, o evento promovido pela Brahma Kumaris não tem essa característica. A organização mundial, nascida na Índia em 1937 é um movimento aberto a pessoas de diferentes religiões e crenças e também, claro, aos agnósticos! Os participantes serão convidados a se desligarem um pouco das tensões do dia-a-dia e voltarem o olhar para si mesmos. O objetivo do fim de semana é resgatar a paz interior, aliviar a ansiedade, recuperar a leveza, restaurar o equilíbrio e reconectar-se à sua própria essência.

O retiro acontece nos dias 07 e 08 de outubro, com a opção de chegada ao local na sexta-feira, dia 06 no fim da tarde. Ele será em Serra Negra, no Sítio Serra Serena, em uma área de mata atlântica pertencente à própria Brahma Kumaris. O local recebe um olhar especial no que se refere ao meio ambiente. Já foram plantadas cerca de 5000 árvores da flora nativa e implementadas práticas sustentáveis, como horta orgânica, compostagem, separação de lixo, fossa orgânica e captação de energia solar.

As atividades serão conduzidas por Goreth Dunningham, coordenadora da Brahma Kumaris em Salvador(BA) e Alex Pochat, músico e professor de Raja Yoga, prática de meditação que tem suas raízes na Índia. O roteiro foi estruturado para que seja um fim de semana de restauração, reconexão e transformação, com espaços para meditação, vivências e conexão com a natureza. A alimentação preparada no local, segue os princípios do lactovegetarianismo.

De acordo com Goreth, a experiência de recuperar a própria essência acontecerá de forma muito natural. “Vamos apreciar o sol nascer por entre as árvores, contemplar o céu estrelado à noite, andar com os pés descalços em contato com a terra”, conta. Segundo os organizadores, neste retiro o participante poderá aliviar a ansiedade, restaurar o equilíbrio e reconectar-se à sua própria essência através de práticas leves, lúdicas, sutis e muito eficazes.

A Brahma Kumaris é uma organização sem fins lucrativos e os professores nesta atividade são voluntários. Não existe um valor fixo para a inscrição, que contribui para a manutenção do espaço. O valor mínimo sugerido é de R$ 480. Estão incluídas três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar), além de frutas nos intervalos. O transporte até o local é de responsabilidade de cada participante. Para mais informações entre em contato pelo email: retiroserraserena@br.brahmakumaris.org

Recupere sua Essência
Dias 7 e 8 de outubro
Valor sugerido R$480,00
Inscrição: google.com/forms/retiro

A Brahma Kumaris reforça a importância do elemento religioso chamado ‘dharma’, cujo propósito é reconhecer que a espiritualidade é a chave para trazer a justiça, a paz e o bem-estar da humanidade. Toda alma, independentemente da religião, é espiritualmente moldada pelo seu relacionamento com o Supremo e pelo seu entendimento e prática de fé e experiências de vida. Em termos práticos, isso significa viver os ideais mais elevados que a fé inspira dentro das almas – de amor, compaixão, verdade e não violência. 

extraído de brahmakumaris/perguntas frequentes