Para entreter as crianças menores durante a quarentena

A startup Kriativar disponibiliza atividades gratuitas que envolvem impressão em papel e realidade aumentada vista através de seus aplicativos

Engrossando o número de empresas que entraram em um movimento de empatia durante esse período, a Kriativar também abriu gratuitamente alguns de seus produtos. A startup disponibiliza o PDF dos chamados smart toys e também abre um período gratuito para o uso de uma plataforma de cocriação de conteúdo. Entre os brinquedos mais fofos, estão os jogos da memória Fazenda Encantada e Universo Encantado, que podem ser apenas jogos ou também com apoio de um aplicativo gratuito, mostram imagens em realidade aumentada das figuras nas cartelas.  

A linha de smart toys da Kriativar disponibilizada gratuitamente é voltada para as crianças menores jogarem com seus pais. Tudo começa com a impressão das imagens disponibilizadas em PDF. São os dois jogos da memória já comentados e duas historinhas de uma bailarina, a Nina e um palhaço, o Caco. Em comum as quatro atividades têm o uso de aplicativos para produzir uma realidade aumentada, quando as figuras saem das cartas na mesa.

imagem de uma página de cada PDF dos aplicativo Fazenda e Universo

No jogo Fazenda Encantada, os bichinhos irão aparecer como cubos na tela do celular e, sendo realidade aumentada, é possível contornar a figura olhando todos os lados dela! Um texto lúdico sobre cada um é narrado. Já o Universo Encantado se propõe a mostrar os planetas em 3D e passar informações sobre o Sistema Solar. Cada jogo desses tem seu próprio aplicativo para ser baixado gratuitamente, para iOS ou Android.  

As atividades de Nina e Caco, a bailarina e o palhaço podem ser iniciadas com a montagem de um quebra cabeças. As figuras dos personagens, impressas pelos pais, não tem indicação de locais de corte, o que possibilita a cada família cortar em número e tamanho de pedaços adequado para cada criança. Com a figura ‘inteira’, começa a mágica, ao apontar a câmera do celular para ela. As personagens saem do papel e se movimentam, enquanto é contada uma linda história sobre cada uma delas.

Para crianças um pouco maiores!

Além dessas quatro brincadeiras, a startup também abriu, gratuitamente, o acesso à plataforma de cocriação Bookmaker. “Trata-se de um criador de publicações, onde é possível criar histórias, livros e revistas”, explica Sofia Fada, fundadora da Kriativar. Na ferramenta, voltada a crianças maiores, são criados os personagens, com a escolha de vários elementos para essa composição e depois as histórias sobre eles.

Os dois produtos são acessados gratuitamente. Para as atividades de dos pequenos,  basta entrar no link https://bit.ly/394lL9h, preencher um cadastro simples, baixar o PDF, imprimir e brincar, seguindo as instruções. A realidade aumentada é obtida através de três aplicativos gratuitos. Para começar a criar personagens e histórias, é preciso entrar no site www.creaction.com.br, e clicar em “experimentar”. Será aberta uma página de cadastro e logo após o acesso é liberado.