O projeto “Carinho em Dobra” nasceu na pandemia, usando a arte do origami como facilitadora na conexão com as pessoas.
A arte da dobradura japonesa, o origami, foi o instrumento encontrado por um grupo de voluntários para se conectar e promover uma atividade de bem estar. O projeto “Carinho em Dobra” se iniciou em março de 2020, no início da pandemia. São realizadas oficinas de forma remota, online, que ensinam o origami a públicos distintos, como pacientes de hospitais, alunos de escolas e profissionais de saúde, por exemplo. Acredita-se que a atividade da dobradura traz inúmeros benefícios no campo cognitivo e também como forma de relaxamento.
O projeto tem sido realizado ao longo estes meses e já beneficiou diversas instituições, entre elas o Hospital Moriah, Hospital Geral de Pedreira e Hospital Mario Covas, além de várias escolas. Além das aulas que ensinam a dobradura, também foram doados livros para estas instituições, com vários modelos e passo-a-passo dos origami. As equipes dos hospitais envolvidos confirmam que existe nestas atividades um componente de carinho e atenção que apoiam a recuperação e reabilitação de pacientes.
“O origami é muito conhecido, ele pode trazer inúmeros benefícios para o bem-estar físico e mental. Criar objetos a partir de uma simples folha de papel ajuda no desenvolvimento das habilidades cognitivas, como memória, raciocínio, atenção e concentração, além de aliviar o estresse e estimular a paciência”, explica Alex Yeh, um dos idealizadores e patrocinadores do projeto. O site do projeto e o perfil no Instagram incluem informações sobre as parcerias e também os benefícios da dobradura em papel.
Nesta semana de Natal, o perfil do Carinho em Dobra publicou vídeos ensinando a fazer algumas dobraduras de origem mais ocidental, como uma Árvore de Natal, Papai Noel e a Estrela de Belém. Há também os tutoriais para seis das figuras mais conhecidas entre os origamis, no Instagram e no site. Um deles é o Tsuru, talvez o mais emblemático origami que exista. É uma ave sagrada, que conta a lenda, vive mil anos. Essa crença faz do Tsuru um símbolo de longevidade e paz. Presentear alguém com um destes pássaros, é também desejar saúde, boa sorte, felicidade e fortuna.
Carinho em Dobra Para conhecer e apoiar, visite o site: carinhoemdobra.com Redes sociais: Instagram e Facebook
Alrora