Planetário Ibirapuera terá Semana de Marte!

Imagem do planeta Marte, em fundo escuro.
imagem: Bruno Albino-Pixabay

Uma sequência de lives irá abordar a importância da chegada de sondas ao planeta vermelho, além de mostrar ao vivo o pouso da nave norte americana  na superfície de Marte.

Os olhos dos astrônomos estão voltados à Marte. Na última semana, mais duas sondas se colocaram em órbita e uma terceira se aproxima para pouso. Depois dos pioneiros na corrida espacial,  EUA e União Soviética (hoje Rússia), também as agências espaciais da Europa e da Índia haviam chegado por lá. Os Emirados Árabes Unidos foram a quinta potência a visitar a órbita marciana, chegando com a sonda Al-Amal, na terça (09). No dia seguinte, foi a vez da China, o sexto país por lá com sonda Tianwen-1. Na próxima quinta (18), os EUA repetem a dose: a nave Perseverance, da NASA deve pousar na superfície do planeta.  

Para preparar o ambiente e discutir vários aspectos que envolvem essa (não tão) nova corrida espacial, o Planetário do Ibirapuera fará uma sequência de lives pelo Youtube e Instagram. A primeira será na véspera do pouso, dia 17, às 19h. Assim como as duas sondas que entraram em órbita esta semana, também a missão Mars 2020 Perseverance Rover partiu da Terra em julho de 2020. A live de preparação para o pouso será ‘ancorada’ por Fernando Nascimento, Coordenador de Tecnologia e Ciência da Urbia Parques e responsável pelo Planetário. Ele terá como convidados, a astro bióloga Carola Carvalho e o engenheiro espacial Lucas Fonseca.

“Na conversa, vamos mostrar imagens e simulações de como será o pouso no dia seguinte e explorar Marte virtualmente. Além dessa missão, vamos falar sobre a primeira sonda dos Emirados Árabes Unidos a chegar a Marte, país que almeja construir uma cidade do tamanho de Dubai no planeta, em até 100 anos”, conta Lucas Fonseca, que é também conselheiro do Planetário Ibirapuera. Na live da Quarta-Feira de Cinzas, os convidados devem conversar também sobre a expansão dos programas espaciais e sobre a intensão dos chineses de serem o segundo país a operar um rover no planeta vermelho.

Pousando em Marte

Na quinta-feira (18), a Perseverance deve pousar em Marte no fim da tarde, horário de Brasília. Será o quinto robô deste tipo a andar por lá. A missão pretende estudar o clima e a geologia marcianos, além de investigar indícios de que o planeta já abrigou formas de vida.  A live começa às 17h e será feita em parceria com o canal Mensageiro Sideral, de Salvador Nogueira, jornalista de ciência especializado em astronomia e espaço. Ele descreve a expectativa como os “sete minutos de terror“. É o tempo entre entrada da sonda na atmosfera de Marte e o pouso do rover Perseverance.

Farão parte da transmissão de quinta, além de Salvador Nogueira e Lucas Fonseca, também a física e divulgadora científica Beatriz Yordaky e Cassio Barbosa, físico e doutor em astronomia. A live está prevista para começar às 17h e deve testemunhar o pouso da sonda da NASA às 17h55. A conversa segue ao vivo até às 20h. No dia seguinte, a terceira live com olhares para Marte será a estreia oficial do quadro ‘Papo Curvo’, do Planetário do Ibirapuera. O tema desta primeira edição, transmitida pelo Instagram será “Missões espaciais em perspectiva”, com o convidado Salvador Nogueira.

Semana de Marte no Planetário (Online)
Quarta (17.02), das 19h às 20h
Com Fernando Nascimento, Carola Carvalho e Lucas Fonseca
Link: Youtube/planetárioIbira

Quinta (18.02), das 17h às 20h
Com Salvador Nogueira, Lucas Fonseca, Beatriz Yordaky e Cassio Barbosa.
Link: Youtube/MensageiroSideral 

Sexta (19.02), das 21h às 22h.
Papo Curvo #001, com Salvador Nogueira
Link: Instagram/PlanetárioIbirapuera