Chocolate: um perigo para os pets

cachorrinho beagle com tiara de orelhas de coelho, deitadinho com dois ovos pintados de azul e rosa
imagem pixabay/hurst1922

Veterinários alertam para o risco elevado à saúde de cães e gatos representado pelo chocolate, que tem oferta mais abundante, especialmente na Páscoa

A grande tentação do chocolate, que para humanos saudáveis é praticamente inofensivo, representa um risco à saúde dos pets. Ao contrário do que pode parecer, o maior perigo não está na quantidade de gordura ou nas calorias, mas no próprio cacau, base da receita! As médicas veterinárias Mariana Fragoso, da Adimax, e Fernanda Ambrosino, da Ceva Saúde Animal, lembram que mesmo as pequenas quantidades tem efeito nocivo as amigos de quatro patas e explicam os motivos e cuidados.

Os olhares ‘pidões’ de nossos pets podem levar tutores a buscarem alternativas que sejam permitidas para eles. A ideia de que chocolate faz mal já é bastante conhecida, porém nem todos conhecem a razaõ. Isso pode levar a um erro mais grave. Imaginando ser o açucar ou a gordura o grande vilão, alguns tutores oferecem opções com chocolate “diet” ou os amargos, com mais cacau, o que pode ser ainda pior.

Mariana Fragoso, médica-veterinária da Adimax e doutoranda em nutrição de cães e gatos, alerta: “O chocolate, usado para presentear nesta data e também no preparo de diversas sobremesas, contém Teobromina, uma substância tóxica para os cães e gatos, pois seu organismo não a metaboliza da mesma forma que o organismo humano. Esta substância é muito parecida à cafeína e tem a finalidade de fornecer energia, mas nos pets este efeito de estímulo é muito grande, o que pode leva-los a passar mal”. 

“A Teobromina é encontrada no cacau, que se torna o grande vilão!” explica Fernanda Ambrosino, gerente de produtos da Unidade de Pets da Ceva Saúde Animal. “ela é extremamente tóxica para os cães e para os gatos. Por ser semelhante à cafeína, em grandes quantidades pode afetar diretamente o cérebro e o coração. Além disso, ela pode permanecer na corrente sanguínea do animal por até 6 dias. Por isso, mesmo uma pequena quantidade de chocolate pode causar graves problemas para o pet”, reforça.

Mesmo com todas essas informações nem sempre é possível evitar que o pet venha a ingerir alguma quantidade de chocolate, seja porque um pedaço caiu ao chão e ele o pegou rapidamente, ou porque alguma pessoa sem o conhecimento ofereceu ao cão. Independente de como acontece, é importante estar atento aos sinais e sintomas, que podem iniciar entre 2 e 4 horas após a ingestão do chocolate e durar até 72 horas.

Mariana Fragoso comenta que “nos casos leves onde a ingestão de chocolate foi pequena, o vômito e a diarreia são frequentes, entretanto, quando a quantidade ingerida pelo pet for grande, pode ocorrer problemas no coração, convulsões e até leva-lo à morte!”. A médica veterinária destaca que chocolates mais amargos ou com maior concentração de cacau apresentam uma quantidade maior de teobromina em sua composição, de forma que o pet precisaria comer menos quantidade para passar mal.

Além do vômito e da diarreia, Fernanda Ambrosino alerta para outros sinais. “É muito comum que nestes casos o pet apresente vômito em jatos, diarreia, tremores musculares e hipertermia (elevação de temperatura). A respiração fica acelerada, eles ficam inquietos e em alguns casos podem acontecer convulsões”, Fernanda conta. “Com qualquer um destes sintomas, o tutor deve buscar auxílio veterinário com urgência. Se possível, levar a embalagem do chocolate, que é uma informação importante para o médico-veterinário decidir qual protocolo de atendimento ele vai utilizar naquele caso”.

Além do chocolate, há uma série de comidas típicas destas ocasiões festivas que apresentam riscos ocultos para nossos amigos de quatro patas: carnes e aves especiais, bacalhau, castanhas, uvas frescas e passas, sementes de frutas, temperos como cebola e alho e ossos são alguns exemplos. As veterinárias lembram que para os bichinhos que ficam pedindo comida e deixam seus tutores e visitas com pena, existem os “ovos de Páscoa” feitos especialmente para os pets, com ingredientes que não fazem mal a eles. Apenas não exagere na quantidade oferecida!

Sobre a Adimax Fundada em 2002, a Adimax é hoje uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos no Brasil. Com sede em Salto de Pirapora, Região Metropolitana de Sorocaba (SP), e diversas filiais no Brasil, produz mais de 300 itens em diversas categorias. Entre as marcas de destaque estão a Fórmula Natural, Origens, Magnus e Qualidy. Mais informações em: adimax.com.br/
Sobre a Ceva Saúde Animal A Ceva Saúde Animal é uma multinacional francesa, comprometida com o desenvolvimento de produtos inovadores para o mercado de saúde animal. A empresa, que está presente em mais de 110 países, foca sua atuação na produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia e produção. Mais informações em: www.ceva.com.br