Tulipa Ruiz faz show gratuito neste domingo

visão mlateral externa do Museu da Lingua Portuguesa
Museu da Língua Portuguesa (foto divulgação/Ciete Silverio)

A cantora estará acompanhada de seu irmão em show que celebra o primeiro ano de reabertura do Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa está em festa. Faz um ano que ele pode reabrir, depois de uma longa temporada de ‘reconstrução’. Para celebrar em alto estilo, o museu receberá a cantora Tulipa Ruiz e seu irmão, o músico Gustavo Ruiz. O show está marcado para o meio dia do domingo, 31, na Praça da Língua. Além do espectáculo de voz e violão, os visitantes do museu terão mais um presente: durante o fim de semana de aniversário a entrada será gratuita para todos.

Tulipa Ruiz e Gustavo vão se apresentar na Praça da Língua, um dos locais da mostra principal do Museu da Língua Portuguesa. O evento às 12h tem entrada gratuita, mas há limitação de lugares em função do espaço do local. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente a partir das 11h, na bilheteria do Portão A, por ordem de chegada. Nesta performance de voz e violão, a cantora deve interpretar faixas de seus quatro álbuns: Efêmera, Tudo Tanto, Dancê e Tu.

A entrada no Museu da Língua Portuguesa é gratuita aos sábados, mas neste fim de semana comemorativo de aniversário, o domingo (31) também não terá cobrança de ingresso. Para evitar filas na entrada do Museu, a dica é emitir seu bilhete antecipadamente pelo Sympla (link abaixo).

“Nesse primeiro ano de retorno às atividades, pudemos retomar a dimensão da língua portuguesa como patrimônio, aprofundando várias questões contemporâneas da nossa exposição principal nas mostras temporárias e atividades. Tem sido muito gratificante ver nossas exposições cheias, criando diálogos com diferentes públicos”, afirma Renata Motta, diretora-executiva do Museu da Língua Portuguesa.

Desde a sua reabertura, o Museu da Língua Portuguesa recebeu mais de 260 mil visitantes, que, ao longo deste período, puderam se encantar com a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e no mundo. Uma nova mostra temporária será inaugurada em breve: Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que vai falar sobre as línguas e as culturas indígenas brasileiras.   

Na reforma, após o grande incêndio, Museu ganhou dois espaços adicionais: ele passou a realizar atividades no Saguão B e no saguão central da Estação da Luz. Entre os eventos promovidos pelo Núcleo de Exposições e Programação Cultural do Museu, o destaque vai para as celebrações presenciais do Dia da Língua, em maio de 2022, com mais de 25 personalidades, entre artistas, escritores e pesquisadores. O cineasta Felipe Hirsch prepara um documentário sobre essa celebração. 

Uma das novidades do Museu da Língua Portuguesa pós-reabertura, o Centro de Referência, setor responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais do acervo da instituição, também programou várias ações. Um dos destaques foi o I Seminário Internacional Viagens da Língua: multilinguismo no mundo lusófono, reunindo palestrantes, mediadores e artistas se apresentando a partir de Moçambique, Angola, Argentina, Cabo Verde, Timor Leste e Brasil, entre outros países.  

Uma das ações de maior destaque foi a distribuição de cerca de 900 carteirinhas para o acesso gratuito ao Museu para trabalhadores da educação, assistência social, saúde, cultura e lazer e a agentes de atuação em coletivos e movimentos sociais por meio do Programa de Vizinhos do Museu da Língua Portuguesa. 

Show de Tulipa Ruiz e Gustavo Ruiz 
Dia 31 de julho, às 12h 
Museu da Língua Portuguesa 
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo
Ingressos gratuitos limitados  

Exposição principal  
Grátis aos sábados 
Grátis no dia 31 de julho (domingo)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Ingressos na bilheteria ou pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203
Estacionamento conveniado (Garage K): entrada pela avenida Tiradentes, 248, e pela rua João Teodoro, 78  

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa tem patrocínio master da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian. A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. A Temporada é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.