Porvir e Piraporiando lançam jogo de tabuleiro com download gratuito para estimular educadores a refletir sobre práticas antirracistas nas escolas
O Jogo da Lei 10.639 foi desenvolvido por profissionais especializados em educação inclusiva e diversa. O objetivo da ferramenta é sensibilizar ainda mais os educadores e escolas ao combate ao racismo. O jogo será lançado em evento na edTech Piraporiando, na próxima quarta-feira, às 18h. Quem não puder participar presencialmente pode acompanhar online pelo Youtube do Porvir, ou pelo Facebook ou Instagram da Piraporiando (links abaixo). Será um webinário com especialistas sobre a importância das atividades práticas de antirracismo nas escolas, provocando reflexões sobre o tema.
“A Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira”.
Brasil-escola
A Lei 10.639, publicada em 2003, estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras para as séries do ensino fundamental e médio no Brasil. Não se trata apenas de incluir matéria sobre estes temas, mas também repensar a forma como parte do currículo escolar é apresentada – especialmente da história do Brasil. A aplicação da lei está distante dos currículos e as escolas seguem enfrentando muitos desafios para a promoção de uma educação multicultural e diversa.
Neste jogo de tabuleiro voltado aos adultos, um professor fictício deseja realizar um trabalho para implementar a Lei 10.639 e algumas situações acontecem dentro de sua escola. A história é mostrada através de quadrinhos e as cartas trazem questionamentos disparadores de debates entre os participantes do jogo. A proposta é que, a partir da história do Jogo da Lei 10.639, educadores reflitam sobre suas realidades para propor projetos de educação antirracista em suas escolas.
Tatiana Klix, diretora do Porvir e mediadorado evento na quarta-feira, afirma que “implementar a Lei 10.639 é urgente para combater um dos maiores problemas do Brasil, o racismo”. Ela pontua que a ferramenta foi desenvolvida para ajudar professores nesta tarefa tão urgente. Já Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando, destaca que ter ações práticas é fundamental: “Um posicionamento diante de uma situação de conflito, o questionamento sobre a ausência de pessoas negras do corpo docente, são exemplos práticos que constrõem uma cultura antirracista”.
Lançamento do Jogo da Lei 10.639 Evento gratuito na sede da Piraporiando, em Pinheiros. Quarta, 10 de agosto, às 18h. Debatedoras: Tatiana Klix, Janine Rodrigues, Mainara Thais, Diana Costa e Jenniffer Cornélio Inscrições: webinario-tabuleiro-antirracista-agosto-2022 R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros, São Paulo Transmissão pelo Youtube do Porvir, pelo Facebook e pelo Instagram da Piraporiando.
Sobre o Porvir O Porvir é uma plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Desde 2012, mapeia, produz e difunde referências para inspirar e apoiar transformações que garantam equidade e qualidade na educação a todos os estudantes brasileiros. Em 2019, após sete anos como um projeto do Instituto Inspirare, tornou-se uma organização autônoma e sem fins lucrativos. Sobre a Piraporiando Considerada uma das 10 Edtechs mais importantes da América Latina, a Piraporiando atua na formação continuada de educadores, educandos, comunidade escolar e empresas nos temas da educação antirracista, antibullying, antipreconceito e de promoção da equidade de gênero.
Para sabe mais, acesse porvir.org e piraporiando.com
Acesse aqui mais conteúdos publicados sobre o trabalho da Piraporiando.