atualizado em 19.10, às 19h30
Um dos mais importantes autores brasileiros completaria 100 anos de vida nesta quarta, 19 e recebe diversas homenagens, entre mesas redondas e exposições.
Foi inaugurada nesta quarta, e estará aberta ao público a partir de amanhã (20), a exposição “Ocupação”, em homenagem ao centenário do dramaturgo Dias Gomes (1922-1999) . Esta é a 57ª mostra da série realizada pelo Itaú Cultural, em São Paulo, que destaca artistas e intelectuais brasileiros. Além da visita presencial, ja está no ar um site com vasto conteúdo sobre o autor (link abaixo). Na sede da instituição, na Avenida Paulista, a mostra estará aberta ao publico até dia 15 de janeiro de 2023.
O programa Ocupação procura apresentar a tragetória de brasileiros que têm e tiveram papel importante na construção cultural brasileira. Já foram homenageadas personalidades como Nelson Rodrigues e Dona Ivone Lara, o arquiteto Vilanova Artigas e diversos cartunistas. Paralelamente à exposição de Dias Gomes, o espaço também apresenta a Ocupação Tônia Carrero, atriz que também tem seu centenário de nascimento em 2022.
Dias Gomes nasceu em 19 de outubro de 1922, em Salvador. Começou a carreira no teatro aos 15 anos de idade. Ele passou pelo rádio, inclusive na primeira fase da Rádio Panamericana de São Paulo, a atual Jovem Pan. Fez cinema e alcançou uma grande popularidade com seus trabalhos para a televisão. Em suas obras, há um questionamento constante da realidade brasileira. Sofreu censura ao longo da ditadura por este motivo. O autor abordou questões sociais e políticas, desacou com personagens icônicos, as diferenças e os absurdos de nossa sociedade.
Ainda hoje, quem escuta trechos de O Bem Amado pode não acreditar que foram escritos há tantos anos. Alguns destes trechos são pinçados pela produção de um quadro da rádio CBN São Paulo, exibidos com trechos de entrevistas atuais mostrando casos inimagináveis da ‘vida imitando a arte’.
nota da redação
Homenagem a Dias Gomes na Belas Artes
De forma privada, mas também merecedora de crédito, a Faculdade de Belas Artes, localizada na Vila Mariana, está promovendo esta semana uma série de encontros em homenagem ao centenário de Dias Gomes. São conversas de cerca de uma hora com jornalistas, críticos, atores e compositores que de alguma forma vivenciaram situações com o autor de clássicos como “O Pagador de Promessas”, “O Bem Amado” e “Roque Santeiro”, entre muitos outros.
Nos primeiros dias de encontros, a Belas Artes recebeu entre outros, a jornalista e filha do homenageado, Mayra Dias Gomes e o ator Juca de Oliveira protagonista da telenovela “Saramandaia” e anda o músico Roberto Menescal, que compos trilhas para as novelas “Assim Na Terra Como no Céu” e “Verão Vermelho”. Nesta quarta, 19, que seria o aniversário de Dias Gomes, foram realizados dois encontros. O primeiro com a (maravilhosa) atriz Suely Franco, que acaba de completar 83 anos. E outro com o ator Rui Rezende. Ambos tiveram papéis em obras do dramaturgo.
A atriz Betty Faria é a convidada para a conversa de quinta. Ela atuou em “O Espigão” e foi a Viúva Porcina que não pode ser vista, da versão censurada de “Roque Santeiro”, de 1975. O intérprete de Dirceu Borboleta, de “O Bem Amado”, Emiliano Queiroz, também estava na versão censurada de “Roque Santeiro”, ele é o convidado do encerramento desta semana de homenagens, na sexta-feira. Os encontros por Zoom são restritos à comunidade escolar.
Ocupação Dias Gomes Itaú Cultural Até dia 15 de janeiro de 2023 Av. Paulista, 149 Além do espaço expositivo, visite a mostra on-line em itaucultural.org.br/ocupacao/dias-gomes
As Homenagens a Dias Gomes realizadas pela Faculdade de Belas Artes não estão disponiveis para pessoas de fora da comunidade acadêmica, segundo informações obtidas na secretaria da instituição. Site: belasartes.br e instagram @belasartes