Butantan edifício que é cartão-postal da instituição e abre Biblioteca Científica para o público
Nesta terça, 02 de maio, o Butantan reabre para o público o Edifício Vital Brazil e a Biblioteca Científica. O prédio passou por uma restauração com investimento de R$ 19 milhões, que durou cerca de três anos. Este é uma dos mais simbólicos edifícios do Instituto, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e responsável pelo desenvolvimento científico de vacinas, além da produção de soros antiofídicos usados em diversos estados brasileiros.
A cerimônia de entrega do edifício aconteceu na última semana, dia 28 de abril, com a presença de diversas autoridades do próprio equipamento, assim como o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva. A construção fica em um dos pontos mais altos dos 725 mil m² que compõem o Parque da Ciência do Butantan. Ela foi cenário e tema de uma série de televisão infantil em 2015.
A reinauguração do edifício foi marcada para a data em que se comemora o aniversário do fundador do Butantan, Vital Brazil, que dá nome ao prédio. A Biblioteca Científica do Butantan, antes usada apenas por estudantes e pesquisadores, agora será aberta ao público geral e visitantes do Parque da Ciência. O espaço foi ampliado e ganhou novos ambientes para palestras, aulas e para pesquisas individuais.
O acervo ainda está em processo de digitalização e é constituído por cerca de 4.500 obras relacionadas às temáticas de pesquisas desenvolvidas na instituição, em áreas como herpetologia, artrópodes, biodiversidade, saúde pública, entre outros, sendo muitos dos títulos são centenários. Em breve toda a produção científica dos mais de 120 anos de história da instituição estará acessível para consulta no Sapientia, repositório digital do instituto disponível para todos os públicos.
O prédio abriga também o Espaço Semear Leitores, em parceria com a Fundação Bunge, com objetivo de estimular o contato de crianças com os livros, incentivando a leitura e ampliando o universo cultural infantojuvenil. “Desde a sua fundação, há 122 anos, o Butantan tem sido um equipamento de São Paulo dedicado à ciência e também à educação e ao lazer. A reabertura do Edifício Vital Brazil atende a essas vocações”, ressalta Esper Kallás, diretor do Instituto.
A obra e sua restauração
O projeto do edifício foi de Mauro Álvaro de Souza Camargo, engenheiro e arquiteto que incluia a biblioteca e laboratórios. Ele foi inaugurado em 1914 e se transformou em um cartão-postal da cidade. Todas as características originais foram preservadas no projeto de restauração, cuja execução trouxe grandes surpresas. Uma delas foi a evidência de pinturas murais escondidas por um forro de gesso.
As ilustrações, recuperadas por técnicas de restauro em pintura, revelaram figuras marcantes da ciência, como Edward Jenner (1749-1823), responsável pela criação da vacina da varíola, e Louis Pasteur (1822-1895), cientista que revolucionou o combate a doenças infecciosas. Em um trabalho artesanal e detalhista, foram realizadas raspagens com bisturi para identificar as sete camadas de tinta que escondiam a primeira coloração adotada no prédio.
Edifício Vital Brazil e Biblioteca Científica do Butantan Abertura ao público: 2 de maio de 2023 Terça a sexta-feira, das 09h às 16h45 (mesmo horário de funcionamento dos Museus) Espaço de Leitura Semear Leitores Abertura ao público: 2 de maio de 2023 Terça a sexta-feira, das 12h30 às 16h30
Leia também São Paulo é lar de 1306 espécies de animais silvestres e Estudantes do Ensino Médio podem ser Cientistas no Butantan